Experience On / BI

Business Intelligence: como ter certeza de que o seu negócio vai decolar?

por Elcio Santos - 26/08/2021

Como ter certeza de que o seu Business vai decolar? Coloque Intelligence no tanque.

Sim, claro que vamos falar de BI, Business Intelligence.

Mas a analogia do tanque de um avião não está aqui gratuitamente.

Vocês conhecem o Expedia Group?

Reunindo empresas como Expedia.com, Hotwire, TripAdvisor, Travelocity, esse grupo praticamente inventou o negócio de compras online de viagens, facilitando a vida de pessoas físicas e pequenas empresas como seus mecanismos de agregação de tarifas e metabusca de viagens.

Mas para isso foi necessário quebrar muitos paradigmas.

Se pudéssemos resumir o principal desafio em três palavras, elas seriam “satisfação do consumidor”.

A customer experience online teria que espelhar uma excelente experiência de viagem.

Mais ainda: os consumidores teriam que perceber isso – e expressar essa satisfação, a “voice of customer”.

A solução implantada pelo Expedia Group pode ser resumida não em três, mas em duas palavras: Business Intelligence.

Business Intelligence é o processo pelo qual as empresas utilizam estratégias e tecnologias de análise de dados atuais e históricos, com o objetivo de aprimorar a tomada de decisões estratégicas e proporcionar vantagem competitiva.

Literalmente, business intelligence significa ser mais inteligente sobre o seu negócio.

No caso do Expedia Group, havia literalmente montanhas de dados que eram estruturados manualmente, deixando pouco espaço para as análises.

Com o uso de ferramentas – data warehouse, dashboards para data visualization como power BI, computação em nuvem, entre outras – o grupo responsável na empresa pela satisfação do consumidor foi capaz de analisar os dados dos consumidores e conectar os resultados aos 10 objetivos que resumiam as iniciativas da corporação.

As análises permitiram que o grupo descobrisse tendências e padrões.

Além disso, permitiam a comparação com os KPIs do negócio em tempo real e tomar as medidas corretivas, se necessário. Os outros departamentos também podiam aplicar essas análises.

O gerente de um grupo de contas, por exemplo, podia usá-las para descobrir grandes volumes de bilhetes não utilizados ou de reservas offline para criar estratégias que ajustassem o comportamento e aumentassem os ganhos econômicos de seus clientes.

Como Business Intelligence funciona

Na prática, BI alavanca software e serviços para transformar dados em percepções acionáveis que informam as decisões de negócios estratégicos e táticos de uma organização.

As ferramentas de BI acessam e analisam conjuntos de dados e apresentam descobertas analíticas em relatórios, resumos, painéis, gráficos, tabelas e mapas para fornecer aos usuários inteligência detalhada sobre o estado dos negócios.

O termo business intelligence, muitas vezes confundido com business analytics,  frequentemente também se refere a uma variedade de ferramentas que fornecem acesso rápido e fácil para entender as percepções sobre o estado atual de uma organização, com base nos dados disponíveis.

Embora business intelligence não diga aos usuários o que fazer ou o que acontecerá se eles tomarem um determinado curso, também não se trata apenas de gerar relatórios.

Em vez disso, oferece uma maneira prática dos executivos examinarem os dados para entender tendências e obter insights, agilizando o esforço necessário para pesquisar, mesclar e consultar os dados necessários para tomar decisões de negócios sólidas.

Assim, uma empresa que deseja gerenciar melhor as necessidades de sua cadeia de suprimentos pode, por exemplo, determinar onde os atrasos estão acontecendo e onde existem variações no processo de envio.

Essa empresa também pode usar seus recursos de BI para descobrir quais produtos estão mais comumente atrasados ou meios de transporte que estão mais frequentemente envolvidos em atrasos.

Os casos de uso em potencial para BI vão além das métricas típicas de desempenho de negócios de vendas aprimoradas e custos reduzidos.

Cindi Howson, vice-presidente de pesquisa do Gartner, usa o exemplo do sistema escolar de Columbus, Ohio, que usou ferramentas de BI para examinar vários pontos de dados — das taxas de frequência ao desempenho dos alunos — para melhorar o aprendizado dos alunos e as taxas de graduação no ensino médio.

Que valor real tem Business Intelligence?

O maior valor de BI é sua capacidade de apoiar decisões baseadas em dados, encurtando significativamente o lead time.

O processo transforma pools de dados brutos em informações úteis que informam decisões e levam a ações que geram um impacto positivo nos resultados financeiros.

Os sistemas de BI conduzem as decisões com base em dados históricos, atuais e futuros em potencial, além de permitir:

Análises por região

Essas análises revelam o que aconteceu ou está acontecendo e são parte de painéis, relatórios de negócios, armazenamento de dados e scorecards.

Quando bem administrado, você terá um melhor entendimento das áreas problemáticas em sua empresa e poderá encontrar oportunidades de melhoria.

Análises preditivas

Essas análises avançadas usam mineração de dados, modelagem preditiva, aprendizado de máquina e inteligência artificial para ajudar a fazer projeções de eventos futuros e avaliar a probabilidade de que algo aconteça.

Análises prescritivas

Essas análises revelam por que você deve realizar uma ação específica.

A análise prescritiva permite a otimização, simulação, modelagem e fornece a melhor análise de decisão possível para decisões e ações de negócios.

Os sistemas de BI reúnem vendas, produção, finanças e muitas outras fontes de dados de negócios. Além disso, muitas empresas usam dados do setor para comparar o desempenho com os concorrentes.

Principais benefícios do uso de Business Intelligence

Visualização

As representações de painel de visualização interativa avançada de dados usando interfaces de usuário simples oferecem a capacidade de visualizar informações em um formato gráfico para entender os dados de forma mais perspicaz.

O uso de ferramentas de data visualization como Power BI, é umas das soluções que pode acelerar este tema dentro das empresas.

Conexão

A capacidade de combinação de conexão para gerenciar e acessar várias fontes de dados fornece uma visão de 360 graus de seu negócio e sua empresa que não é possível em um determinado ambiente isolado.

Colaboração

As ferramentas de colaboração permitem melhorias informadas em várias funções de negócios, como marketing, finanças, vendas, operações, finanças, suporte, RH e atendimento ao cliente, individualmente e em conjunto.

Multiplataforma, multiusuário

Os aplicativos de BI trabalham em ambientes online e móveis. As ferramentas melhoram o desempenho do sistema para que as empresas possam distribuir mais informações aos usuários-alvo com mais rapidez.

Os armazéns de dados, ou data warehouse,  de vários terabytes, essas ferramentas fornecem excelente desempenho de consulta.

Escalabilidade

Muitos sistemas oferecem escalabilidade aos usuários para oferecer suporte a relatórios e análises avançadas.

Painéis e relatórios estão disponíveis para muitos usuários, não apenas restritos aos analistas de dados ou executivos da organização.

Velocidade e vantagem competitiva

Os sistemas de BI podem realizar relatórios, análises e planejamento mais rápidos devido ao acesso a dados globais.

Os recursos de análise do sistema tornam possível reagir rapidamente ao mercado ou outras condições.

Dados confiáveis e acurados

Relatórios confiáveis de dados e precisão podem ser usados como KPIs altamente personalizados e monitorados usando mais de uma fonte de dados.

Os relatórios gerados em tempo real oferecem dados relevantes, o que ajuda as organizações e seus funcionários a tomar melhores decisões.

Esses relatórios fornecem percepções, acesso, precisão e relevância.

Análise e insights

Os sistemas de BI processam grandes quantidades de dados para prever, orçar, planejar e se manter atualizado.

A análise competitiva ajuda as empresas a compreender a concorrência e a avaliar o desempenho do concorrente.

Isso permite a diferenciação de produtos e serviços de inteligência de negócios.

Apoio à Tomada de Decisão

As empresas  ganham uma vantagem competitiva quando podem aproveitar os dados existentes no momento certo para tomar decisões precisas com mais rapidez.

Eficiência e produtividade

Uma visão de 360 graus  de todas as atividades ajuda as empresas a identificar problemas, melhorar as operações, aumentar as vendas e, por sua vez, aumentar a receita.

Satisfação do cliente

Os sistemas de BI podem ajudar a empresa a identificar quais serviços ou produtos estão faltando e melhorar a satisfação do cliente fazendo as mudanças necessárias.

Os relatórios ajudam a entender o comportamento do cliente, desenvolver a equipe do usuário e usar dados em tempo real sobre o feedback do cliente para fazer alterações corretivas e melhorar o atendimento ao cliente e, portanto, a satisfação.

Satisfação do funcionário

Usando os dados de satisfação dos funcionários, pode-se avaliar os pontos fortes e fracos dos membros da equipe e atribuir módulos de treinamento relevantes para apoiar o sucesso.

As ferramentas de BI podem reconhecer automaticamente o comportamento positivo enquanto rastreiam regularmente as contribuições e melhorias dos funcionários.

Economia

Os insights com BI nos dados brutos da corporação ajudará os tomadores de decisão a analisar oportunidades de redução de custos, como excesso de estoque, redundâncias de recursos humanos, excesso de marketing, muitos fornecedores ou desperdício no gerenciamento de instalações.

Lucratividade

As ferramentas de BI podem analisar quaisquer discrepâncias, ineficiências ou erros.

BI ajuda a aumentar as margens de lucro, fornecendo percepções que levam a vendas futuras e onde gastar orienta os orçamentos futuros.

Foco estratégico e em KPIs

Os sistemas de BI auxiliam as empresas a obter uma vantagem competitiva, ajudando-as a encontrar novas oportunidades e construir estratégias mais inteligentes.

Ao usar os dados para identificar tendências, ajudam a melhorar as margens de lucro do mercado para a empresa. Relatórios baseados no rastreamento de KPIs estabelecidos garantem que a empresa permaneça no curso para atingir ou superar as metas.

Concluindo

A tomada de decisão rápida e baseada em dados pode levar ao sucesso.

Altas expectativas do cliente, competição global e margens de lucro estreitas significam que muitas organizações, independentemente do tamanho ou setor, precisam utilizar sistemas de BI para buscar uma vantagem competitiva..

Estamos à disposição para aprofundar esse tema.

Envie email para [email protected] e vamos marcar uma conversa

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor