Como Funciona o Social Analytics? Descubra!
Lembra que, no episódio anterior, eu falei da guerra de sanduíches de frango?
Foi em 2019 e os exércitos em luta eram as redes Popeyes e Chik-Fil-A.
Sabe quem caiu no campo de batalha? A tradicional estratégia de usar principalmente TV ao lançar um novo produto.
Vamos ver como isso aconteceu?
Finalmente, Hello Walkers!
Seja bem-vindos ao DESCOMPLICANDO O MUNDO DOS DADOS.
Trata-se de uma série de programas preparados com muito carinho com o objetivo de fazer com que você entenda melhor tudo o que acontece em torno de três pilares importantes que têm moldado a sociedade moderna:
– Nossos amados consumidores
– Dados
– Insights
Vamos te ajudar a chegar na frente da concorrência.
Dito isso, fique conosco até o fim porque, além de ouvir um conteúdo bacana, temos um presentinho reservado para você.
Neste episódio vamos descomplicar o case da Popeyes e explicar como obter o ROI de ações nas mídias sociais.
A Popeyes é uma rede de fastfood, especializada em frango frito – tipo o Kentucky fried chicken, o famoso KFC?
Aquele tipo de frango (que nasceu em 1972), tem 2.600 restaurantes espalhados pelos Estados Unidos e em outros 30 países. Inclusive aqui no Brasil.
Geralmente, eles dizem que o segredo do sucesso é o frango ficar marinando por doze horas e depois empanados à mão antes de ir para a fritadeira.
Mas não é só isso, claro. Eles também têm um marketing muito inteligente – e ágil!
Em agosto de 2019, eles lançaram um novo produto, o Spicy chicken sandwich, e usaram o caminho tradicional: uma massiva campanha de TV.
Pra dizer a verdade, ninguém prestou muita atenção ao novo produto até que a concorrente Chik-Fil-A, que se considera a criadora dos sanduíches de frango, provocou a Popeyes com um tuíte dizendo isso e acrescentando um ingrediente a fórmula: “bun plus chicken equals love”, “pão mais frango é igual a amor”.
Era tudo o que o marketing da Popeyes queria.
Usando análise de sentimento (e se baseando nela), eles criaram uma resposta devastadora…..
Simplesmente acrescentaram à imagem da concorrente a pergunta “y’all good” que é uma expressão muito usada no sul dos Estados Unidos e que significa “vocês estão bem?”
Eles identificaram imediatamente a ironia da frase com as raízes sulistas da rede e a mensagem viralizou, gerando em um curtíssimo espaço de tempo 323.400 curtidas e 86.000 retuítes.
Contudo, não parou por aí.
Basicamente, a história rendeu 3,3 bilhões de tuítes e o spicy chicken sandwich virou o produto da moda.
A ponto da rede ter que parar de vendê-lo para repor os estoques de suprimentos. Caraca… faltou pão e frango na rede … .dá pra acreditar?
Quando a Popeyes sentiu que estava preparada para voltar a vender o sanduíche de frango, a TV não estava mais no cardápio.
Fernando Machado, brasileiro, é o CMO (chief marketing office) da Restaurant Brands International, holding da Popeyes, declarou que a abordagem incomum da guerra do sanduíche de frango vai ajudar a moldar outros lançamentos no futuro.
Entendeu o poder da análise de sentimento? Encontre amor e receba amor em troca – multiplicado por dez.
Porém, tem a questão do ROI. O retorno sobre o investimento…
No caso específico da Popeyes a comparação entre a TV e o uso inteligente que fizeram das mídias sociais é até uma covardia….
Na maioria das campanhas e ações via mídias sociais, medir o retorno costuma ser um desafio.
Em contrapartida, é absolutamente necessário para garantir progressos significativos.
Obviamente, não há caminho fora dele para saber se você está na trilha certa, ou se precisa de correções para atingir seus objetivos.
Infelizmente, o ROI não é algo singular que todas as marcas medem igualmente. É uma medição altamente subjetiva e totalmente dependente do que você deseja realizar.
De todo modo, antes de medir qualquer coisa, você deve determinar o que deseja medir – e por quê.
1. Você está tentando aumentar o engajamento social para impulsionar as vendas?
2. Você espera aumentar o nível de experiência do cliente online e offline?
3. Você está procurando medir os resultados de uma única campanha?
4. Você quer melhorar a saúde da marca reformulando o atendimento ao cliente?
5. Você precisa de ideias para novos produtos?
6. Você está buscando mais influenciadores para ampliar o conhecimento da marca?
7. Você está trabalhando para entender de onde está fluindo a consciência do consumidor sobre sua marca?
Sendo assim, esteja preparado para distinguir a raiz de cada flutuação significativa nas menções, conforme você avança.
No próximo episódio, vamos continuar contando histórias – dessa vez, a solução encontrada pela marca Ocean Spray, a fim de lançar com sucesso uma linha de sucos matinais com potencial de receita de 100 milhões de dólares anuais.
E vamos falar também sobre as melhores práticas em social analytics.
Começando pela escuta social.
Dessa forma, não percam!
Além disso, a equipe da Always On preparou para você um e-book incrível sobre Social Analytics.
Chama “Decodificando Sentimentos” e foi criado em parceria com a equipe da revista Consumidor Moderno.
Portanto, aproveite para enviar também suas dúvidas, suas sugestões e suas críticas — por que não?
E se gostou, dê like, comente, compartilhe este conteúdo…
Bem…eu já vou andando…
Em suma, vejo você por aqui.
Por fim, até o próximo Descomplicando o mundo dos dados.
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