Compartilhando dos dados com fornecedores: a resposta do Walmart a um mundo “cookieless”
Em breve, para tomar decisões melhores sobre como levar os produtos ao lugar certo, na hora certa, com base no que os clientes farão naquela loja ou área, os varejistas não poderão mais recorrer a dados de terceiros.
Antecipando-se a isso, a Walmart lançou um esforço concertado para refinar e distribuir seus dados primários, disponibilizando-os não apenas para suas lojas mas também para os seus fornecedores, através de um conjunto de ferramentas de insights de dados chamado Walmart Luminate, operado pela divisão Data Ventures.
O especialista em dados e análises Mark Hardy ajudou a construir, e agora lidera, a Data Ventures do Walmart. Segundo ele, “mais do que procurar novas fontes de receitas alternativas, queríamos mudar nossa missão. Por isso agora falamos sobre a criação de valor a partir dos dados do Walmart em que vamos além da monetização e criamos visibilidade na jornada de um produto, da origem à prateleira, e na jornada de um cliente, de casa até a loja.”
O Walmart Luminate pega os dados de todas as compras que acontecem – cerca de 150 milhões de transações por semana – e de forma anônima e agregada, analisa as tendências de compra.
Em seguida, analisa os dados da cadeia de suprimentos para começar a entender onde se encontra na jornada de produtos, da origem à prateleira, permitindo perceber o que está sendo comprado, quais as condições da loja, qual o sortido, o que está em falta, quais são os “no-picks” para encomendas online provenientes das nossas lojas. Isso nos dá o “onde”.
Por fim, constrói uma comunidade de compradores do Walmart que optaram por participar, o que permite observar seus comportamentos e envolvê-los em algumas pesquisas e obter informações.
Os dados são abertos para todos, inclusive fornecedores, oferecendo uma visibilidade e compreensão dos consumidores que permite atendê-los melhor e proporcionar uma melhor Experiência do Cliente.
Fonte: Retail TouchPoints
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