Experience On / Mundo dos Dados

Marketing Tridimensional: Vem aí uma nova revolução movida a RA e RV

por Elcio Santos - 13/07/2022

Estamos na Era do Storytelling, em que precisamos envolver o cliente ou o consumidor potencial com narrativas sobre nossos produtos/serviços.

Mas logo essas técnicas “bidimensionais” não serão mais suficientes.

Será preciso dar volume às histórias, garantindo que o cliente não apenas se encante mas haja realmente.

Significa renderizar um mundo 3D para o qual o consumidor é levado por headsets ou outras ferramentas de Realidade Virtual ou consiga ver a imagem com ela apareceria em um ambiente real (Realidade Aumentada).

Atualmente, essa tecnologia de “volumetric storytelling” está em fase de “prova de conceito”, mas já há bons exemplos dessa nova forma de narrativa como as aparições do do presidente ucraniano Volodymir Zelensky em vários encontros diplomáticos europeus, ou o recente concerto virtual do ABBA em Londres.

“Eu definiria a narrativa volumétrica como implantada em AR ou VR e aproveitando a fotografia de 360 ​​graus para produzir um modelo 3D feito por meio de captura volumétrica ou captura de movimento.” explicou D.J. Smith, COO da plataforma VR e AR The Glimpse Group.

O conceito é que é melhor mostrar em vez de apenas contar a história.

O marketing tridimensional significa oferecer uma sensação de presença que é a principal atração da narrativa volumétrica.

Shlomi Ron, CEO do Visual Storytelling Institute, comparou isso à experiência de ficção científica de ser teletransportada para outro mundo.

Quando executada corretamente, a narrativa volumétrica deve proporcionar uma “experiência 3D, deixando as pessoas interagirem” com o assunto, seja ele uma pessoa ou um produto.

Além das técnicas de RV, RA e 3D, o domínio da Ciência de Dados será fundamental até porque será preciso construir uma biblioteca de boas práticas, melhores modelos e casos de uso eficazes.

Fonte: Martech

AR/VR: Marketing in three dimensions

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor