Experience On / Mundo dos Dados

Meta estaria desenvolvendo secretamente uma nova e poderosa IA

por Elcio Santos - 20/09/2023

A Meta estaria desenvolvendo secretamente uma nova e poderosa IA – Zuckerber não admite ficar para trás

Na corrida da IA, OpenAI e Google continuam na frente, mas a Meta parece mais determinada do que nunca em alcançá-las.

De acordo com The Wall Street Journal, a empresa de Mark Zuckerberg está desenvolvendo secretamente um novo e poderoso modelo de IA projetado para competir com o GPT-4 da OpenAI. a iteração mais avançada dos “modelos de grande linguagem” (LLM) da rival.

Esta não é a primeira incursão da Meta no território LLM; LLAMA-2, o tão comentado modelo de linguagem da empresa, foi lançado há apenas alguns meses.

Mas de acordo com o WSJ, a empresa espera que sua nova IA seja “várias vezes mais poderosa” do que o LLAMA-2 – um sinal, talvez, de que o LLAMA-2 não o está funcionando totalmente como uma alternativa ao GPT-4, e que A Meta sabe que precisa aumentar seriamente sua aposta se quiser acompanhar seus concorrentes.

De acordo com a matéria, o modelo está sendo construído por uma equipe formada no início deste ano pelo próprio Mark Zuckerberg – e foi inicialmente encarregada de acelerar o esforço da empresa para construir um sistema generativo de IA capaz de “produzir expressões similares às dos humanos”.

Mas não é para já: a equipe planeja começar a treinar a nova IA no início de 2024 e, enquanto isso, em um esforço para expandir sua infraestrutura de suporte à IA, a Meta tem estado ocupada adquirindo os cobiçados chips de computação Nvidia H100.

Vale ressaltar que a Meta não é a única empresa com um novo modelo no horizonte.

O próximo lançamento do Google, Gemini AI, atraiu grande expectativa e pode acabar destruindo o GPT-4.

Fonte: Futurism

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor