Experience On / Mundo dos Dados

O serviço de compras da TikTok Shop espera perder mais de US$ 500 milhões nos EUA este ano

por Elcio Santos - 14/09/2023

De acordo com o side The Information, a TikTok Shop, lançada recentemente, vai perder mais de US$ 500 milhões nos EUA este ano,

Devido aos investimentos significativos da empresa controladora da TikTok, ByteDance, para contratar funcionários, construir uma rede de atendimento e incentivar os vendedores, oferecendo listagens gratuitas, frete grátis, zero comissões e espaço de armazenamento.

O objetivo é dominar toda a jornada do cliente, agindo agressivamente para ampliar o estoque disponível na TikTok Shop e empurrando os vendedores para a plataforma.

Assim, o TikTok fechará seu recurso de “vitrines” integrado ao Shopify no próximo mês.

O recurso, lançado nos EUA e no Reino Unido em agosto de 2021, permitiu que os vendedores do Shopify sincronizassem seus catálogos de produtos com o TikTok, onde os itens seriam apresentados em uma guia dedicada. Os compradores poderiam então clicar nos itens vinculados para comprá-los no Shopify.

A empresa também planeja barrar os links para sites externos de comércio eletrônico. Como resultado, os usuários do TikTok só poderão comprar itens na plataforma por meio da TikTok Shop, uma estratégia que o aplicativo irmão chinês do TikTok, Douyin, implantou em outubro de 2020.

O Douyin obteve um faturamento de mais de US$ 200 bilhões no ano passado, e os executivos da ByteDance esperam que o TikTok Shop possa atingir um nível semelhante nos EUA até 2028, com aproximadamente a mesma quantia vindo do resto do mundo. Para efeito de comparação, isso é quase o dobro das receitas geradas pela Target no ano passado.

Embora ainda seja muito cedo para a TikTok Shop, a ByteDance enfrenta uma subida íngreme para alcançar essas alturas.

Os consumidores dos EUA estão atualmente gastando cerca de US$ 3 milhões a US$ 4 milhões por dia na plataforma, acima dos US$ 500.000 a US$ 1 milhão por dia em junho.

A TikTok espera que o volume diário de compras aumente de forma constante e possivelmente exceda US$ 10 milhões até o final do ano.

E embora o TikTok tenha supostamente superado os primeiros desafios que enfrentou para atrair vendedores para sua plataforma, não está claro se os vendedores permanecerão`quando e o TikTok começar a cobrar pela listagem de itens, envio e outros serviços.

Fonte: Insider Intelligence

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor