3 maneiras de se preparar para quando os “cookies” do Google virarem farelo
Biscoito em inglês é cookie, daí a brincadeira do título, mas a situação é séria, segundo os analistas da eMarketer.
“Os anunciantes não estão preparados para o fim dos cookies”, disse Paul Verna em um webinar recente sobre tendências publicitárias para 2024. “[O Google] tem sido muito vago sobre o quando … e não ficarei chocado se acontecer um adiamento.”
Um terço dos profissionais de anunciantes, agências e plataforma em todo o mundo também acredita que o prazo final do Google será adiado novamente. Como resultado, a maioria dos investimentos em anúncios programáticos continua nos inventários.
Mas é preciso se preparar para o inevitável, alerta Verna. E sugere três táticas para os anunciantes garantir relevância e manter a eficácia na era pós-cookie.
“Invista na construção de uma estratégia de dados primários ou, mais importante, trabalhe com parceiros com dados primários”, disse Brian Mandelbaum, CEO e co-fundador da plataforma de dados de clientes. “Eu acho que essa é uma maneira de permanecer dominante e, com isso, você deve se preparar para um futuro híbrido.”
Assim, explorar soluções alternativas de identificação pode significar cultivar relacionamentos diretos com os clientes; experimentando a coleta de dados baseada em consentimento; ou apoiando-se em parceiros, como veículos.
“IA generativa está começando a alimentar a resolução de identidade e a segmentação sem ID”, disse Verna. Essa tecnologia está turbinando o processo de “segmentar grupos de pessoas com base no contexto, em vez de apenas tentar identificar indivíduos com base em sinais de identidade”, por Verna.
Além disso, a IA está permitindo que os anunciantes preencham as lacunas dos dados do cliente para reforçar a segmentação comportamental. “Alguns especialistas estão falando sobre o uso de aprendizado de máquina para reconhecer os clientes com base em coisas como a cadência em sua escolha de palavras”, disse ele.
“Teste e aprenda. Execute os experimentos e os testes A/B para entender qual será o impacto da depreciação de biscoitos nos seus negócios e em suas estratégias ”, disse Mandelbaum.
Portanto, promova uma cultura de tentativa e erro para obter informações e refinar suas estratégias. Os protocolos de sandbox de privacidade do Google tornaram-se disponíveis para todo o tráfego do Chrome em setembro, o que deve levar os anunciantes a realizar comparações lado a lado com métodos familiares baseados em cookies.
Fonte: InsiderIntelligence
3 Estratégias de CRM em 2020: se você escolheu uma carreira ligada ao marketing, não precisamos de bola de cristal...