Em um cenário digital, a coleta e a análise de dados tornaram-se fatores essenciais para moldar o destino de cada novo segmento de mercado.
Seja em setores como e-commerce (leia aqui sobre a Amazon Go) e atendimento online ao cliente, em modelos como trabalho remoto/híbrido, ou em autênticas revoluções como o banking 4.0.
Na verdade, desde educação até economia e meio ambiente, os gestores têm mais capacidade de tomar decisões mais informadas.
Neste ano, as apostas em relação à evolução das tecnologias e metodologias em que a Always On desenvolve, implementa e administra projetos.
E a ciência e engenharia de dados voltadas para Experiência do Cliente (CX) – estão altas.
Algumas já podiam ser observadas em anos anteriores, mas isso é natural, porque o processo de evolução é permanente.
Mas, há aquelas tendências que têm sobrevivido ao teste do tempo e se mantido não apenas atuais como cada vez mais importantes.
Entre elas, destacamos a Inteligência Artificial, que a cada ano mais se aproxima da definição que o cientista da computação John McCarthy deu no seu seminal documento de 2004:
“É a ciência e a engenharia de construir máquinas inteligentes e em especial programas de computador inteligentes.
É relacionado com a tarefa similar de usar computadores para entender a inteligência humana, mas não tem que se confinar a métodos que são observáveis biologicamente.”
Com o mundo dos negócios mudando cada vez rapidamente, os dados históricos vão se tornando obsoletos.
Obviamente, cresce a importância da IA, com novas técnicas escaláveis capazes de lidar com pequenos conjuntos de dados.
Normalmente, isso cria condições para as empresas operarem com mais eficácia, na medida em que obtêm uma melhor compreensão dos dados que coletam.
Outra tendência que caminha nessa direção é a Democratização dos Dados, a fim de capacitar todos os membros de uma organização.
Independentemente do conhecimento técnico, para interagir confortavelmente com os dados e discuti-los com confiança, levando a melhores decisões e experiências do cliente.
Assim, cria-se um ambiente de dados democratizado é um aspecto essencial do gerenciamento de big data e da realização de seu potencial.
Hoje, as empresas que equipam seus funcionários com as ferramentas e a compreensão corretas são mais capazes de tomar decisões e fornecer um excelente atendimento ao cliente.
A IA também está no alicerce de outra tendência importante para 2023: Análise Aumentada.
Essa abordagem usa aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural para automatizar e processar dados.
Bem como obter insights que, de outra forma, seriam tratados por um cientista de dados ou especialista.
Uma solução de análise aumentada pode ajudar os usuários e executivos de negócios a entender melhor seu contexto de negócios, fazer perguntas relevantes e descobrir insights mais rapidamente.
Para saber mais, solicite pelo e-mail elcio@aodigital.com.br o e-book que a equipe da Always On preparou sobre as 10 principais tendências em Ciência/Engenharia de Dados para 2023.
A questão aqui tem a ver com os avanços recentes de tecnologias como 5G, Cloud e Internet das Coisas.
Elas permitem que coleta, armazenamento e análise dos dados passem a ser feito mais próximos de onde os dados se originam.
Resultado: computação de ponta, em que os processos são mais precisos e gerenciáveis, os custos menores, as ações mais rápidas e é possível operações contínuas.
Como usa menos largura de banda, estima-se que a velocidade do processamento de dados aumente exponencialmente até 2025.
Esse processo também será impulsionado pela interação cada vez mais eficiente entre linguagens humanas e computadores.
Particularmente ao programar computadores de forma que sejam capazes de identificar, analisar e processar uma grande quantidade de informações de linguagens naturais, melhorando a inteligência deles.
Há um grupo de tendências que é mais direta e propriamente ligado ao que consideramos nosso core: Data Analytics.
Data Fabric, por exemplo.
Esse conjunto de arquiteturas e serviços que fornecem funcionalidade consistente em uma variedade de endpoints que abrangem várias nuvens e fornecem uma solução de ponta a ponta.
Além disso, melhora o uso de dados dentro de uma organização e reduz as tarefas de design, implantação e gerenciamento de dados operacionais em 70%.
Essa abordagem de “malha de dados” facilita a implantação de duas outras tendências:
Data Analytics Automation, que minimiza o envolvimento humano e ajuda a revelar insights preditivos e prescritivos para ganhos mais rápidos e maior ROI.
E a Análise de dados de autoatendimento baseados na nuvem, que permite que todos os usuários tenham acesso direto às informações de que precisam.
Isso pode transformar todos os aspectos de uma empresa de dentro para fora.
Se você estranhou porque quase não falamos em cloud, a questão é que não podemos mais chamar a nuvem.
Trata-se de uma realidade indiscutível, na medida em que cada vez mais empresas usam a nuvem para modernizar sua infraestrutura e cargas de trabalho.
Sendo assim, Data-as-a-Service é uma plataforma baseada em nuvem que integra soluções como data warehouses.
Além de ferramentas de inteligência de negócios, que podem ser executadas de qualquer lugar e a qualquer momento – os assinantes acessam, usam e compartilham arquivos digitais online pela Internet.
Em 2023, essa “netflix dos dados” vai se tornar um método comum de integração, gerenciamento, armazenamento e análise de dados.
Dessa forma, torna-se cada vez mais importante garantir uma Governança de Dados profissional, ou seja, o processo de garantir dados de alta qualidade e fornecer uma plataforma para permitir o compartilhamento de dados com segurança em uma organização, ao mesmo tempo em que cumpre todos os regulamentos relacionados à segurança e privacidade de dados.
Ao implementar as medidas de segurança necessárias, uma estratégia de governança de dados garante a proteção de dados e maximiza o valor dos dados.
As empresas estão funcionando cada vez mais e cada vez mais rapidamente centradas em dados no mundo dos negócios como um todo.
Dito isso, eis a importância de ficarmos atentos às tendências que surgem no mundo da Ciência/Engenharia de Dados.
Portanto, não deixe, portanto, de solicitar o e-book que preparamos para garantir que estamos prontos para lidar com as mudanças e incertezas que estão se tornando cada vez mais prevalentes no dia a dia das empresas.
POLÍTICA DE COOKIES A Always On, com o objetivo de oferecer uma melhor experiência a você, utiliza cookies para permitir...