A Importância do Data Storytelling e o que é exatamente? Saiba mais!
Na verdade, sequer é uma coisa nova. Desde a aurora dos tempos, narrar histórias foi uma das atividades da humanidade.
E a palavra inglesa “storytelling” significa exatamente isso, a narração de histórias.
Em sua definição pela National Storytelling Network (EUA), “storytelling é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras”.
O fato de “estar na moda” tem a ver com o fato de vivermos tempos de mídias sociais, videomarketing e outros, concluiu-se que a forma de uma marca se diferenciar eficazmente é através do estabelecimento de uma voz própria, personagens sinceros e um enredo cativante – e preferencialmente único.
Mas a nossa época é também a Era dos Dados.
Você também já deve ter ouvido essa expressão.
Atribuída ao matemático Clive Humby, que a teria cunhado em 2.006, ela virou uma espécie de mantra da ciência de dados e dos novos paradigmas de administração e marketing.
Nem todo mundo concorda, porém, com a frase.
De acordo com alguns críticos, sabemos exatamente como transformar petróleo em lucros: furamos, extraímos, refinamos, vendemos.
Já com os dados, as coisas não são tão claras.
E não são porque a maioria das empresas não têm ideia sobre como transformar o tesouro de dados que acumulou em ações efetivas – e em lucros!
Daí é que surgiu a expressão “data storytelling”.
Resumidamente, significa que é necessário dar sentido à montanha de dados sobre a qual geralmente estamos sentados.
E a melhor forma de fazer isso é da maneira mais antiga que conhecemos: contando “histórias”.
Mais que mostrar, é preciso narrar para envolver
Tecnicamente, “data storytelling” é o processo de tradução do trabalho dos cientistas de dados em termos que estão ao alcance de todos e assim garantir que possam influenciar de fato uma decisão ou ação comercial.
Com o surgimento da transformação digital e a ênfase nas decisões baseadas em dados, “data storytelling” se tornou uma habilidade cada vez mais desejável.
Seu objetivo é ajudar os tomadores de decisão que estão na linha de frente dos negócios a conectar os pontos e entender o contexto e a importância dos dados que estão sendo compartilhados.
O que “data storytelling” precisa para que sua aplicação seja considerada bem sucedida é:
Em resumo, você precisa de um bom contador de histórias
Aqui na AlwaysOn, buscamos descomplicar o processo de “data storytelling”, seguindo os passos dos grandes narradores de histórias, desde Homero até os autores contemporâneos.
Dessa forma, significa criar um “gancho” que captura a atenção do ouvinte.
A priori, uma narrativa com a qual o ouvinte seja capaz de se relacionar pessoalmente, imagens que melhoram a história e uma conclusão que deixa os ouvintes satisfeitos.
Em suma, quer saber como uma história de dados pode descomplicar os negócios de sua empresa?