Segurança Cibernética para B2B!
O empresário ainda não se protege contra o sequestro de dados e acha que esse é um custo desnecessário.
A última notícia sobre o tema foi que o Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético no último trimestre,
De acordo com um levantamento divulgado pela empresa multinacional de segurança cibernética Fortinet.
A informação foi obtida a partir de clientes da companhia no país e de dados fornecidos por entidades de classe.
Ter medidas de segurança cibernética virou diferencial competitivo: quem não estiver preparado poderá perder oportunidades de negócio.
O Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético no último trimestre
Apenas 15% do empresariado diz estar preparado para garantir o tratamento correto de dados pessoais.
Especialmente após a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada e março.
“A segurança é um custo que o empresário acredita ser desnecessário, mas evita gastos futuros”, afirma Leonardo Militelli, CEO da IBLISS, que fornece ferramentas de segurança digital para empresas como bancos Itaú, Bradesco e iFood.
As financeiras, por exemplo, devem se adaptar a normativas específicas em segurança cibernética.
Como a 4.658 do Banco Central (Bacen), que exige às instituições financeiras a adoção de uma política de segurança cibernética.
A fim de auditar seus fornecedores com relação à postura de segurança da informação.
De acordo com a Federação dos Bancos no Brasil (Febraban), os bancos brasileiros investem anualmente cerca de R$ 2 bilhões em sistemas de Tecnologia da Informação (TI) voltados para segurança.
O empreendedor, especialmente o de pequenas empresas e startups, não se atenta a cuidados básicos quando está na web e está mais vulnerável a ataques cibernéticos.
“Não existe almoço grátis. Não é possível que o empreendedor caia em emails com informações duvidosas por exemplo”, diz Militelli.
Para o empresário, grandes empresas mantêm uma cultura de proteção da internet que os pequenos deveriam seguir.
Para o CEO da IBLISS, o primeiro cuidado deve ser com emails promocionais, nas quais tentar roubar ou obter dados são mais fáceis.
Outra medida é o alerta aos membros da empresa, que devem estar atentos ao que recebem e compartilham de informação.
“O funcionário não deve divulgar dados da empresa em espaços sem proteção na rede”, explica.
Milhares de páginas surgem na tela do seu computador, com centenas de estudos sobre o assunto que você procura, dezenas...