Como colocar os consumidores em primeiro lugar, usando uma estratégia de dados próprios
Segundo Carryl Pierre-Drews, VP executiva e CMO do Interactive Advertising Bureau, “os dados podem fornecer aos profissionais de marketing os insights para criar as melhores experiências que os consumidores esperam”.
Inclusive porque os consumidores estão conscientes da necessidade dos seus dados para proporcionar experiências melhores e mais personalizadas. Segundo um relatório de janeiro de 2024 do IAB, 70% dos consumidores estão dispostos a partilhar os seus dados pessoais.
Para usar isso ao seu favor, comenta Sam Ngo, diretor de marketing de produto da Blueconic, é preciso começar pequeno, mas com intenção. “Todo mundo tem dados demais e não sabe o que fazer com eles.”.
Comece com um ou dois canais, sugere ela. Conectando apenas seu site e dados de e-mail, por exemplo, para oferecer uma experiência unificada com mensagens relevantes. Essa abordagem ajuda a garantir que os dados coletados tenham uma finalidade específica.
É preciso também criar experiências que gerem confiança
Os dados de terceiros, que o consumidor explicitamente fornecem a uma empresa, são uma grande parte da construção de um relacionamento de confiança, disse Ngo. Ajuda a criar experiências nas quais os consumidores encontram valor.
“[As marcas] esquecem que a coleta de dados também faz parte da experiência do cliente”, disse Ngo. Em vez de depender apenas de banners de cookies, considere a solicitação de dados como uma oportunidade de se conectar com seu cliente por meio de um centro de preferências ou de um questionário, por exemplo.
Em seguida, aprimore seus casos de uso. “Você não quer coletar dados apenas por coletar dados”, disse Ngo. Seus meios de coleta de dados devem diferir de acordo com seu objetivo final.
Por exemplo, se o seu caso de uso é gerar mais engajamento dos membros fidelizados, os dados de que você precisa podem ser mais baseados em interesses ou contextuais.
E meça o valor dos dados que você coleta, testando a eficácia dos dados em relação a KPIs, como taxas de conversão ou engajamento, sem negligenciar a medição das eficiências operacionais. “Há muitos benefícios de back-end que podem ser obtidos com dados próprios”, disse Ngo.
Fonte: eMarketer
https://www.emarketer.com/content/4-ways-first-party-data-strategy-put-consumers-first
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