Mais uma vantagem da hiperpersonalização: ferramentas estimulam a geração dos valiosos dados “zero-party”
Primeiro, precisamos entender os tipos de dados dos consumidores:
Dados de terceiros (third-party data): dados agregados de websites e apps por fornecedores sem relacionamento direto com os consumidores. Exemplos: históricos de navegação, interações com websites, compras.
Dados secundários (second-party data): dados primários de outras organizações, obtidos em geral por meio de parcerias.
Dados primários (first-party data): dados coletados diretamente dos consumidores através dos canais dos próprios varejistas (websites, apps, etc.). Exemplos: comportamento de navegação; taxas de adicionamento aos carrinhos, conversões e abandonos; histórico de compras; informação pessoal e demográfica.
Dados “zero-party”: dados fornecidos voluntária e diretamente por consumidores. Exemplos: pesquisas, enquetes, questionários-testes, formulário de satisfação
A (novamente adiada) descontinuação de cookies de terceiros e a iniciativa AppTrackingTransparency da Apple alimentaram a necessidade de marcas e varejistas se concentrarem em dados primários e “zero-party”.
A boa notícia: os consumidores estão dispostos a compartilhar dados diretamente em troca de benefícios:
Atividades que não sejam de compra podem aumentar o envolvimento no programa de fidelidade. 60% dos consumidores dos EUA estariam dispostos a responder a pesquisas ou participar de pesquisas para ganhar recompensas de marcas, de acordo com uma pesquisa da Ebbo de outubro de 2023, mais de um terço está disposto a fornecer classificações ou avaliações. As informações obtidas a partir dessas interações podem gerar insights valiosos sobre as tendências e interesses dos consumidores que os varejistas podem usar para impulsionar iniciativas de personalização.
Os consumidores jovens estão mais interessados na personalização – e mais dispostos a partilhar informações em troca de vantagens. 89% dos entrevistados com idades entre 18 e 29 anos disseram que uma experiência personalizada é importante ao fazer compras online, em comparação com 70% no geral, de acordo com a Bizrate Insights. E 68% do grupo mais jovem sentia-se confortável em partilhar informações pessoais, contra 55% de todos os entrevistados.
Dados que fornecem uma visão completa e precisa da jornada do cliente são essenciais para a monetização. Para os varejistas com escala suficiente para suportar redes de retail media, os dados dos clientes aumentam o valor das suas ofertas para os anunciantes. Quase dois terços dos varejistas compartilham ou planejam compartilhar dados de fidelidade com seus anunciantes de mídia de varejo, segundo a Deloitte.
Fonte: EMARKETER
https://www.emarketer.com/content/personalization-tools-yield-valuable-zero-party-data
7 Estratégias para Consumidores de Dados! Conheça! Clique para ter acesso ao material completo! Baixar Ebook Conheça as 7 Principais...