AlphaProof, o sistema matemático do Google, é a notícia mais importante sobre IA deste ano
E também é a mais surpreendente, dizem os analistas. Por três razões:
O AlphaProof (junto com o AlphaGeometry 2, outro modelo do Google) ganhou uma medalha de prata (quase foi ouro) nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO). Em contraste, os melhores modelos de grandes linguagens (LLMs) como o GPT-4o da OpenAI e o Claude 3.5 Sonnet da Anthropic continuam lutando com os enigmas matemáticos mais idiotas: eles dizem que 9,9 é menor que 9,11, não conseguem vencer no jogo da velha jogando primeiro ou contam errado os r’s em “strawberry”.
O AlphaProof não é um LLM puro (a parte não LLM é a que resolve a matemática). É um sistema neurosimbólico — uma mistura de redes neurais e IA simbólica. No caso, uma combinação inteligente do Gemini do Google e do AlphaZero da DeepMind, a IA que joga xadrez. Simplificando, o AlphaProof usa as habilidades de linguagem do Gemini para gerar soluções plausíveis e o estilo de jogo próprio do AlphaZero para procurar a correta.
O AlphaProof estabelece o terreno para a próxima meta em IA que muitos na academia e na indústria — até mesmo os céticos — consideram uma virada de jogo: a descoberta científica. O sistema não é capaz de expandir a fronteira do nosso conhecimento, mas dominar matemática complexa é o primeiro passo nesse caminho.
Fonte: GoogleDeepMind
https://deepmind.google/discover/blog/ai-solves-imo-problems-at-silver-medal-level/
Uma sugestão: peça para a pessoa que está do seu lado (tem que ser seu amigo, claro) ligar para o...