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Como Funciona o Social Analytics? Podcast 10

por Elcio Santos - 14/04/2021

Imagine o seguinte cenário: você vai lançar uma nova linha de sucos matinais que tem um potencial de receita da ordem de 100 milhões de dólares por ano.

Como Funciona o Social Analytics? Descubra!

Episódio 10

Lembra que, no episódio anterior, eu falei da guerra de sanduíches de frango?

Foi em 2019 e os exércitos em luta eram as redes Popeyes e Chik-Fil-A.

Sabe quem caiu no campo de batalha? A tradicional estratégia de usar principalmente TV ao lançar um novo produto.

Vamos ver como isso aconteceu?

Transcrição

Finalmente, Hello Walkers!

Seja bem-vindos ao  DESCOMPLICANDO O MUNDO DOS DADOS.

Trata-se de uma série de programas preparados com muito carinho com o objetivo de fazer com que você entenda melhor tudo o que acontece em torno de três pilares importantes que têm moldado a sociedade moderna:

– Nossos amados consumidores

– Dados

– Insights

Vamos te ajudar a chegar na frente da concorrência.

Dito isso, fique conosco até o fim porque, além de ouvir um conteúdo bacana, temos um presentinho reservado para você.

Meu nome é Elcio Santos e eu sou CEO da Always On

Neste episódio vamos descomplicar o case da Popeyes e explicar como obter o ROI de ações nas mídias sociais.

A Popeyes é uma rede de fastfood, especializada em frango frito – tipo o Kentucky fried chicken, o famoso KFC?

Aquele tipo de frango  (que nasceu em 1972), tem 2.600 restaurantes espalhados pelos Estados Unidos e em outros 30 países. Inclusive aqui no Brasil.

Geralmente, eles dizem que o segredo do sucesso é o frango ficar marinando por doze horas e depois empanados à mão antes de ir para a fritadeira.

Mas não é só isso, claro. Eles também têm um marketing muito inteligente – e ágil!

Em agosto de 2019, eles lançaram um novo produto, o Spicy chicken sandwich, e usaram o caminho tradicional: uma massiva campanha de TV.

Pra dizer a verdade, ninguém prestou muita atenção ao novo produto até que a concorrente Chik-Fil-A, que se considera a criadora dos sanduíches de frango, provocou a Popeyes com um tuíte dizendo isso e acrescentando um ingrediente a fórmula: “bun plus chicken equals love”, “pão mais frango é igual a amor”.

Era tudo o que o marketing da Popeyes queria.

Usando análise de sentimento (e se baseando nela), eles criaram uma resposta devastadora…..

Simplesmente acrescentaram à imagem da concorrente a pergunta “y’all good” que é uma expressão muito usada no sul dos Estados Unidos e que significa “vocês estão bem?”

O público adorou….

Eles identificaram imediatamente a ironia da frase com as raízes sulistas da rede e a mensagem viralizou, gerando em um curtíssimo espaço de tempo 323.400 curtidas e 86.000 retuítes.

Contudo,  não parou por aí.

Basicamente, a história rendeu 3,3 bilhões de tuítes e o spicy chicken sandwich virou o produto da moda.

A ponto da rede ter que parar de vendê-lo para repor os estoques de suprimentos. Caraca… faltou pão e frango na rede … .dá pra acreditar?

Quando a Popeyes sentiu que estava preparada para voltar a vender o sanduíche de frango, a TV não estava mais no cardápio.

Fernando Machado, brasileiro, é o CMO (chief marketing office) da Restaurant Brands International, holding da Popeyes, declarou que a abordagem incomum da guerra do sanduíche de frango vai ajudar a moldar outros lançamentos no futuro.

Entendeu o poder da análise de sentimento? Encontre amor e receba amor em troca – multiplicado por dez.

Porém, tem a questão do ROI. O retorno sobre o investimento…

No caso específico da Popeyes a comparação entre a TV e o uso inteligente que fizeram das mídias sociais é até uma covardia….

Na maioria das campanhas e ações via mídias sociais, medir o retorno costuma ser um desafio.

Em contrapartida, é absolutamente necessário para garantir progressos significativos.

Obviamente, não há caminho fora dele para saber se você está na trilha certa, ou se precisa de correções para atingir seus objetivos.

Infelizmente, o ROI não é algo singular que todas as marcas medem igualmente. É uma medição altamente subjetiva e totalmente dependente do que você deseja realizar.

De todo modo, antes de medir qualquer coisa, você deve determinar o que deseja medir – e por quê.

Para descomplicar, vamos sugerir fazer algumas perguntas que podem te ajudar na definição dos melhores objetivos para seu projeto ou campanha:

1. Você está tentando aumentar o engajamento social para impulsionar as vendas?

2. Você espera aumentar o nível de experiência do cliente online e offline?

3. Você está procurando medir os resultados de uma única campanha?

4. Você quer melhorar a saúde da marca reformulando o atendimento ao cliente?

5. Você precisa de ideias para novos produtos?

6. Você está buscando mais influenciadores para ampliar o conhecimento da marca?

7.  Você está trabalhando para entender de onde está fluindo a consciência do consumidor sobre sua marca?

Em resumo: qualquer que seja o objetivo ou objetivos, os identifique de maneira muito específica e determine o que é sucesso para você.

Sendo assim, esteja preparado para distinguir a raiz de cada flutuação significativa nas menções, conforme você avança.

No próximo episódio, vamos continuar contando histórias – dessa vez, a solução encontrada pela marca Ocean Spray, a fim de lançar com sucesso uma linha de sucos matinais com potencial de receita de 100 milhões de dólares anuais.

E vamos falar também sobre as melhores práticas em social analytics.

Começando pela escuta social.

Dessa forma, não percam!

Além disso, a equipe da Always On preparou para você um e-book incrível sobre Social Analytics.

Chama “Decodificando Sentimentos” e foi criado em parceria com a equipe da revista Consumidor Moderno.

Portanto, aproveite para enviar também suas dúvidas, suas sugestões e suas críticas — por que não?

E se gostou, dê like, comente, compartilhe este conteúdo…

Bem…eu já vou andando…

Em suma, vejo você por aqui.

Por fim, até o próximo Descomplicando o mundo dos dados.

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