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Estratégia de Mídia de Varejo: por que a Amazon tem vantagem competitiva?

por Elcio Santos - 23/12/2022

Inovações tecnológicas + ciência de dados. A guerra pelo domínio do varejo omnicanal nos EUA está mais quente do que nunca.

Os principais contendores da nova estratégia de mídia de varejo são: Amazon, Walmart e Instacart.

Embora cada um deles tenha seus pontos fortes, o histórico de comércio eletrônico da Amazon oferece uma vantagem em tecnologia.

Eis as quatro principais inovações tecnológicas que dão essa vantagem competitiva à Amazon:

Carrinho inteligente

Os Dash Carts da Amazon ainda não estão difundidos, mas seus sensores combinados e tela digital oferecem à Amazon uma vantagem no varejo omnicanal.

Segundo Blake Droesch, analista da eMarketer, a solução não apenas facilitará a introdução de novas tecnologias como funciona como uma ponte entre a experiência online do cliente no Amazon Fresh e sua experiência de compra na loja.

Inteligência de mídia digital nas lojas

As especificidades da estratégia de mídia de varejo da Amazon não foram definidas, mas o poder de comércio eletrônico da empresa tem um enorme potencial quando aplicado às lojas.

A mídia digital não é algo novo para as redes de supermercados, mas o potencial de digitalização e personalização oferecido pela Amazon pode inaugurar uma nova era.

“Just walk out”

Para a Amazon, o checkout sem funcionários, monitorado por tecnologia inteligente, é o futuro das compras na loja.

A gigante do comércio eletrônico está “anos à frente” em termos dessa tecnologia, comentou Droesch.

À medida que os consumidores se sentirem mais à vontade com a vigilância, a Amazon já terá aperfeiçoado suas inovações.

“Store analytics”

A Amazon pode literalmente monitorar o caminho dos consumidores quando fazem compras nas lojas.

Análises de dados de alta qualidade apresenta uma grande oportunidade para personalizar as mensagens do cliente e isso deve transformar absolutamente tudo no varejo, disse Andrew Lipsman, outro analista da consultoria.

A “store analytics” também fornecerá de forma discreta à Amazon e a seus anunciantes informações sobre os consumidores.

Fonte: eMarketer/InsiderIntelligence

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