Experience On / AI

Google Gemini inaugura uma nova era da IA. Saiba por que

por Elcio Santos CEO Always ON - 28/12/2023

Google Gemini inaugura uma nova era da IA. Saiba por que

Em 6/12/23, o Google causou o equivalente em IA a um terremoto ao anunciar o Gemini, o modelo de IA mais poderoso da empresa até agora. Ele vem em 3 tamanhos:

  1. Gemini Ultra: o maior e mais capaz modelo do Google para tarefas altamente complexas
  2. Gemini Pro: melhor para escalar em uma ampla variedade de tarefas
  3. Gemini Nano: eficiente e melhor para tarefas no dispositivo

Embora muitas empresas tenham dedicado bilhões de dólares e milhares de funcionários para vencer o GPT-4 da OpenAI, nenhuma ainda havia chegado perto.

O anúncio do Google muda isso, ao afirmar que o desempenho do Gemini Ultra excede os resultados atuais de última geração em 30 dos 32 benchmarks acadêmicos amplamente utilizados.

Além disso, o Gemini é multimodal, o que significa que pode processar texto, código, imagens, áudio e vídeo. Você pode usá-lo para fazer várias coisas como:

  1. Analisar e gerar texto, código ou dados
  2. Compreender imagens e gerar novas
  3. Analisar vídeo e áudio para responder às suas perguntas

Como isso vai mudar a IA?

O lançamento do Gemini mostra que é possível vencer o GPT-4 da OpenAI, algo que não era óbvio até agora. Também estamos testemunhando o desenvolvimento de diferentes ecossistemas dentro da IA.

Por algum tempo, pareceu que a OpenAI poderia ter uma liderança intransponível, mas com modelos gerais como o Gemini, modelos de código aberto como o LLaMa da Meta e outros modelos mais especializados, os consumidores e as empresas podem esperar mais opções e variedade.

O Google diz que o Gemini Ultra será lançado no início do próximo ano. Por enquanto, o Gemini Pro irá alimentar o Bard. Outros serviços do Google também serão atualizados com os modelos mais recentes em breve. Pixel 8 Pro será o primeiro smartphone a receber o Gemini Nano.

Você pode ler o anúncio oficial completo aqui. Você também pode ler o relatório técnico completo aqui.

Fonte: Superhuman – Zain Kahn

superhuman@mail.joinsuperhuman.ai

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor