Experience On / Data Storytelling

A Importância do Data Storytelling: Por que você precisa usar?

por Elcio Santos - 18/11/2019

Você já deve ter ouvido falar várias vezes em “storytelling”. Está na moda, mas atenção: não é um modismo.

A Importância do Data Storytelling e o que é exatamente? Saiba mais!

Na verdade, sequer é uma coisa nova. Desde a aurora dos tempos, narrar histórias foi uma das atividades da humanidade.

E a palavra inglesa “storytelling” significa exatamente isso, a narração de histórias.

Em sua definição pela National Storytelling Network (EUA), “storytelling é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras”.

O fato de “estar na moda” tem a ver com o fato de vivermos tempos de mídias sociais, videomarketing e outros, concluiu-se que a forma de uma marca se diferenciar eficazmente é através do estabelecimento de uma voz própria, personagens sinceros e um enredo cativante – e preferencialmente único.

Mas a nossa época é também a Era dos Dados.

Dados é realmente o novo petróleo?

data storytelling

Data Storytelling

Você também já deve ter ouvido essa expressão.

Atribuída ao matemático Clive Humby, que a teria cunhado em 2.006, ela virou uma espécie de mantra da ciência de dados e dos novos paradigmas de administração e marketing.

Nem todo mundo concorda, porém, com a frase.

De acordo com alguns críticos, sabemos exatamente como transformar petróleo em lucros: furamos, extraímos, refinamos, vendemos.

Já com os dados, as coisas não são tão claras.

E não são porque a maioria das empresas não têm ideia sobre como transformar o tesouro de dados que acumulou em ações efetivas – e em lucros!

Daí é que surgiu a expressão “data storytelling”.

A Importância do Data Storytelling

Resumidamente, significa que é necessário dar sentido à montanha de dados sobre a qual geralmente estamos sentados.

E a melhor forma de fazer isso é da maneira mais antiga que conhecemos: contando “histórias”.

Mais que mostrar, é preciso narrar para envolver

Tecnicamente, “data storytelling” é o processo de tradução do trabalho dos cientistas de dados em termos que estão ao alcance de todos e assim garantir que possam influenciar de fato uma decisão ou ação comercial.

Com o surgimento da transformação digital e a ênfase nas decisões baseadas em dados, “data storytelling” se tornou uma habilidade cada vez mais desejável.

Seu objetivo é ajudar os tomadores de decisão que estão na linha de frente dos negócios a conectar os pontos e entender o contexto e a importância dos dados que estão sendo compartilhados.

O que “data storytelling” precisa para que sua aplicação seja considerada bem sucedida é:

  • Fornecer aos interlocutores informações de uma maneira que seja crível e fácil de entender;
  • Permitir que os interlocutores compreendam e absorvam rapidamente o significado dos dados;
  • Inspirá-los a compartilhar a história de dados com outras pessoas;
  • Incentivá-los a agir.

Em resumo, você precisa de um bom contador de histórias

Aqui na AlwaysOn, buscamos descomplicar o processo de “data storytelling”, seguindo os passos dos grandes narradores de histórias, desde Homero até os autores contemporâneos.

Dessa forma, significa criar um “gancho” que captura a atenção do ouvinte.

A priori, uma narrativa com a qual o ouvinte seja capaz de se relacionar pessoalmente, imagens que melhoram a história e uma conclusão que deixa os ouvintes satisfeitos.

Dito de outra forma, utilizamos as seguintes habilidades ao produzir “data storytelling”:

  • Talento para usar dados na estruturação de uma narrativa, traduzindo conceitos complexos em histórias simples e relacionáveis;
  • Disposição para ajustar a narrativa e atender às necessidades de públicos específicos;
  • Conhecimento para selecionar as ferramentas corretas de visualização de dados e traduzir os resultados de um aplicativo de análise;
  • Experiência na comunicação de uma narrativa através de palavras e imagens, inclusive com a criação de gráficos de barras, gráficos de linhas, linhas brilhantes, gráficos de marcadores, gráficos de dispersão, mapas de árvores, mapeamento de fundo e infográficos;
  • Prática na interação com softwares de análise de nível empresarial;
  • Familiaridade com aprendizado de máquina e análise preditiva.

Em suma, quer saber como uma história de dados pode descomplicar os negócios de sua empresa?

Converse com um dos nossos especialistas.

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor