Onde os varejistas devem usar IA generativa: atendimento ao cliente, experiências e recomendações
Segundo os especialistas, no espaço do varejo, o objetivo final do uso da IA é melhorar a experiência do consumidor, fazendo coisas que antes não eram possíveis. Nessa direção, eis três áreas onde os varejistas devem considerar a integração da IA generativa em suas estratégias.
1. Melhorar o atendimento ao cliente
Quase um quarto (22%) dos varejistas dos EUA implantaram IA generativa para automatizar o atendimento ao cliente e outros 25% estão atualmente testando-a, de acordo com um estudo do Google Cloud e NewtonX.
A tecnologia tem o potencial de melhorar a compreensão dos varejistas sobre o que cria atrito para os consumidores e assim melhorar o serviço ao cliente. A pesquisa mostra que vale a pena: sites que usam chatbots de IA apresentam taxas de conversão 23% mais altas do que aqueles sem, de acordo com a Glassix.
2. Criação de experiências de compra diferenciadas
É importante levar em consideração coisas como contexto, localização, histórico de compras, informações demográficas.
Por exemplo, as páginas dos produtos podem ser aprimoradas com imagens 3D geradas a partir de imagens 2D, ou experiências de compra exclusivas podem ser criadas com base em comportamentos passados ou preditivos.
A Best Buy é um bom exemplo de varejista que adota uma abordagem omnicanal, fazendo com que os consumidores sintam que todos os pontos de compra estão conectados, com seu aplicativo mostrando novos recursos de design alimentados pela IA”, personalizando sua tela inicial para parecer diferente com base em quem o consumidor é e em suas preferências pessoais, e ficando mais inteligente com base na quantidade de informações que um cliente está disposto a fornecer.”
3. Fazendo recomendações
Os varejistas podem usar IA generativa para converter pesquisas conversacionais em recomendações que criam um envolvimento significativo. A ideia é que o cliente possa conversar com o chatbot como se estivesse conversando com um vendedor real que o ajudará a caminhar pela loja para se inspirar e obter exatamente o tipo de coisa que nem sequer que sabia que queria. Isso acrescentará um tipo diferente de valor à experiência.”
Fonte: EMARKETER
https://www.emarketer.com/content/3-areas-where-retailers-should-use-generative-ai
Meta e IBM lideram criação da AI Alliance para compartilhamento da tecnologia A Meta Platforms Inc. e a International Business...