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PepsiCo usa IA para coletar dados de compras?

por Elcio Santos - 06/06/2023

A PepsiCo está reduzindo o tempo necessário para coletar e validar dados de compra de até 11 dias para poucos segundos, substituindo uma câmara de compensação externa pela automatização de processos com AI e ML e reconhecimento óptico de caracteres.

Empresa PepsiCo usa IA para coletar dados de compras e fidelizar clientes. Saiba como funciona estratégia.

A visão computacional em tempo real captura imagens de recibos, incorporando recursos como automatic edge e detecção de documentos, para juntar recibos longos em uma única imagem.

A Inteligência Artificial detecta imagens borradas automaticamente, otimiza a compactação e acende a luz da câmera, quando necessário, para obter a melhor imagem.

Como Empresas como PepsiCo Aplicam a IA para coletar Dados dos Clientes?

IA para coletar dados de compras

Essas imagens podem então ser traduzidas em dados que informam a PepsiCo sobre vários detalhes, como, por exemplo:

  • Quando e onde os clientes estão comprando;
  • Preços e sensibilidade a promoções especiais;
  • Participação na carteira;
  • Compras repetidas;
  • Mercado competitivo.

Entre outros.

Como são entregues os dados?

Os dados extraídos podem ser entregues em diferentes formatos, incluindo 85 moedas, 39 idiomas e 110 campos definidos como SKU, descrição do produto, ordem de compra e número da fatura, etc.

A Empresa em questão PepsiCo usa IA para coletar dados de compras, garantido menores custos e maior prevenção de fraudes.

Mas acima de tudo, tem facilitado o lançamento de iniciativas de fidelização pelas equipes regionais da PepsiCo.

Como a PepsiCo usa IA para Fidelizar Clientes?

Fidelização dos clientes continua a ser uma área que está pronta para inovação, especialmente porque as empresas de bens de consumo buscam capturar dados valiosos para oferecer verdadeira personalização.

De acordo com a Pesquisa de Marketing da Forrester, 53% dos tomadores de decisão B2C planejam aumentar seus gastos com fidelidade em 2023.

No entanto, esta não é a única área de análise do consumidor na qual a PepsiCo está investindo.

No mês passado, as subsidiárias da empresa, que incluem as marcas de salgadinhos Marias Gamesa e Chokis, afirmaram que estão aproveitando a tecnologia.

Deste modo, a tecnologia eleva a segmentação e o desempenho do marketing de consumo,  a fim de atingir o público em vários dispositivos sem depender de dados de terceiros.

Além disso, no início deste ano, a empresa investiu em uma solução para diminuir sua dependência de parcerias com varejistas e preencher a lacuna de dados, acessando resultados de vendas em nível de marca e produto para campanhas de marketing de compradores.

Fonte: ConsumerGoodsTechnology

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