Experience On / Always On na mídia

O que é Data Storytelling? Tire suas dúvidas com um especialista!

por Maudy Pedrão - 22/06/2020

Você sabe o que é Data Storytelling? Tire suas dúvidas com um especialista

Afinal, o que é Data Storytelling?

Tenho esbarrado cada vez mais nessa expressão.

Claro que depois de tantos anos na estrada quase sempre a gente intui o que estão querendo dizer quando aparecem com algo novo, tipo Data Storytelling.

Mas, os anos de estrada também me ensinaram a não dar nada por garantido antes de consultar quem realmente entende do assunto.

Dito isso, fui conversar com Elcio Santos, CEO da AlwaysOn, empresa que utiliza a ciência dos dados para orientar empresas como Santander, Easynvest, Azul , Sodexo e outras.

O que é Data Storytelling?

Segundo Elcio, Data Storytelling é o processo de tradução dos resultados das análises de dados para termos leigos.

C com o objetivo de ajudar o pessoal que está na linha de frente das áreas de negócios a conectar os pontos e entender o contexto e a importância dos dados que estão sendo compartilhados.

E, portanto, a partir disso, tomar a ação comercial adequada.

Em suma, Elcio explicou também que o Data Storytelling pode ser considerado como bem sucedido quando…

  1. fornece ao público informações de uma maneira crível e fácil de entender;
  2. permite que o público compreenda e absorva rapidamente o significado dos dados
  3. inspira os membros da audiência a compartilhar a história que foi “contada” com outras pessoas
  4. incentiva os membros da audiência a agir.

Quando eu pedi para listar as melhores práticas, Elcio disse que ainda não há um conjunto estabelecido formalmente de práticas recomendadas sobre o Data Storytelling, mas ele acredita que alguns itens são imprescindíveis:

Um “gancho” de abertura para capturar a atenção do ouvinte, um enredo com o qual o ouvinte seja capaz de se relacionar pessoalmente, imagens que melhoram a história e uma conclusão que deixa o ouvinte satisfeito.

Basicamente, o que é necessário para um profissional trabalhar com Data Storytelling, provoquei.

Elcio disse que, pelo menos na Always On, ele busca profissionais com as seguintes habilidades:

  • Em resumo, a Capacidade de usar dados para estruturar uma narrativa.
  • Experiência na comunicação de uma narrativa através de palavras, além de imagens para o público.
  • Talento para integrar conceitos complexos em histórias simples e relacionáveis.
  • Disposição de ajustar a narrativa para atender às necessidades de um público específico.
  • Capacidade de selecionar as ferramentas corretas de visualização de dados para traduzir os resultados de um aplicativo de análise.
  • Experiência na criação de gráficos de barras, linhas, sparklines, gráficos de marcadores, gráficos de dispersão, mapas de árvores, mapeamento de fundo e infográficos.
  • Experiência prática com software de análise de nível empresarial.
  • Familiaridade com aprendizado de máquina e análise preditiva.

fonte

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor