E presente de Natal tem valor inestimável.
Caro ou barato, não importa; afinal, ele sempre nos toca de um ponto de vista muito pessoal, refletindo a intensidade do relacionamento com quem nos presenteou.
Mas não é desse tipo de presente de Natal que estamos falando, embora estejamos falando de algo extremamente valioso.
Assim, quem recebeu esse presente de Natal foi o excelente profissional que você é, preocupado em obter os melhores resultados para sua empresa neste final de ano e aprender com as informações capturadas, o que possibilitará a construção de um 2024 excepcional.
Estamos falando de dados! Dados! Dados!
“Ah”, você deve estar pensando: “está falando da receita que foi gerada, se ela foi maior ou menor do que a do ano passado, certo?”.
Certo! E errado.
Estamos falando, na verdade, de todos os dados que foram gerados por todas as interações com os públicos estimulados por suas mensagens:
1. Quem comprou algum produto seu e quem não comprou nenhum.
2. Quem visitou a sua loja e/ou o seu site várias vezes e quem desistiu logo de cara.
3. Quem passeou pela loja e terminou não fazendo a compra e quem foi direto ao produto desejado.
4. Quem abandonou o carrinho, quem deu sugestões ou fez críticas.
5. Quem comprovou a fidelidade à sua marca e quem a descobriu pela primeira vez.
6. Quem reagiu às suas mensagens de e-mail, mídias sociais, anúncios, e quem as deletou imediatamente.
7. Etc. etc. etc.
Portanto, até mesmo quem não realizou interação alguma com você pode ser transformado em dado útil para entender os caminhos que levarão sua empresa ao crescimento.
Assim, a temporada de compras do final de ano, que começa na Black Friday, atravessa o Natal e vai até o início do ano, quando as pessoas fazem a devolução de produtos e aproveitam descontos e promoções, é igual a uma mina de ouro.
Se você souber cavar, filtrar e estruturar os dados a que teve acesso nesse período – inclusive indiretamente, ou seja, os dados públicos com que comparar os seus dados privados – vai poder continuar a usar esse presente em todo o ano que se inicia agora.
“Ah”, você deve estar pensando agora, “está falando de usar inteligência artificial e outras tecnologias avançadas – e complicadas, certo?”.
Certo. Mas errado ao mesmo tempo: as coisas podem ser bem mais simples.
Essas tecnologias de que você fala são como um carro, e os dados são o combustível. Mesmo o carro mais avançado que existe não sai do lugar se não tiver combustível – gasolina, diesel, álcool, eletricidade, seja qual for o combustível que faz ele se mover -, mas um combustível pode ser colocado em um carro básico, e ele vai levar você aonde você quiser.
Assim, o fato é que o presente de Natal que você recebeu lhe dará a oportunidade de montar estratégias consistentes. Isso permitirá atrair novos clientes e consolidar relacionamentos com os seus clientes atuais.
Claro que será melhor se essas estratégias estiverem suportadas por soluções tecnológicas avançadas que usam inteligência artificial. Por exemplo, a IA possibilita automações e análises para antecipar as preferências dos consumidores, personalizando ofertas e agilizando o processo de compra por meio de chatbots, que oferecem suporte ao cliente em tempo real, respondendo às perguntas e auxiliando na tomada de decisão.
Mas, como já dissemos, isso não é imprescindível.
Imprescindível, de verdade, é ter consciência de que, com o seu presente de Natal, você pode garantir o aperfeiçoamento da experiência do cliente (CX). Além disso, isso vem de forma muito natural, graças ao seu talento e à sua experiência.
CX baseada em dados envolve a coleta meticulosa e a análise profunda de informações sobre o comportamento e as preferências do cliente, por isso se tornou uma das tecnologias mais importantes no setor varejista para as compras de final de ano de seus consumidores.
Esses dados são utilizados para criar experiências personalizadas. Além disso, desde sugestões de produtos até ofertas exclusivas e comunicações direcionadas, proporcionando uma abordagem única e envolvente. Ao compreender as necessidades individuais de cada cliente, você pode ajustar estratégias, a fim de aprimorar a satisfação dos consumidores, transformando-os em clientes fiéis.
É claro que estamos falando em ações simples, mas não dissemos que sejam fáceis de serem implementadas. Você não vai precisar de tecnologias ultrassofisticadas e futuristas, mas será bom contar com um parceiro que tenha a expertise e a experiência necessárias para, como dissemos antes, desembrulhar o presente para você, garantindo que você aproveite todos os benefícios dele.
Quer entender mais sobre o presente que você recebeu – dados! Dados! Dados!? Envie um e-mail para elcio@aodigital.com.br e vamos marcar um café.
Um feliz 2024 para você!
Captar análise de dados de consumidores é a nossa especialidade! A gente se esforça para manter a humildade, mas às...