Em um mundo “cookieless”, essas 3 estratégias de marketing de dados podem garantir o sucesso dos anunciantes
Antes do advento da Internet, a publicidade era um assunto bastante aleatório. As marcas enviavam uma multidão de mensagens e anúncios para o mundo, na esperança de que algumas encontrassem os alvos pretendidos.
O sistema funcionava, mas havia muito desperdício.
Então o jogo mudou. “Cookies” e outros tipos de identificadores pessoais permitiram às empresas rastrear pessoas online e direcionar a publicidade para tipos específicos de usuários.
Mas agora os cookies de terceiros estão em extinção e o jogo está prestes a mudar novamente.
O Google vem avisando que não permitirá mais o uso de “cookies de terceiros” no seu navegador, o Chrome.
O banimento ocorreria em 2022, depois passou para 2023 e agora os analistas apostam que será implantado no segundo semestre de 2024.
O fato é que isso é inevitável e as empresas precisam rever as suas estratégias de publicidade para se prepararem para um cenário dramaticamente diferente.
Três estratégias podem ajudar a obter vantagem competitiva:
utilizar os seus próprios pontos de contacto com o consumidor para recolher dados próprios,
criar parcerias para aproveitar dados terceiros,
experimentar publicidade contextual e baseada em interesses.
O caminho específico para o sucesso será diferente para cada empresa, mas todas as organizações devem concentrar-se na criação e manutenção de relações fortes com os consumidores, usando data analytics e outras metodologias de ciência de dados, protegendo ao mesmo tempo a privacidade dos usuários.
Fonte: McKinsey&Co
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