Conheça algumas estratégias para conhecer os consumidores que algumas empresas estão aplicando para convencer os clientes a compartilhares seus dados.
Nos EUA, muitas leis de privacidade entrarão em vigor em 2023.
A descontinuação de cookies de terceiros está se aproximando.
Os consumidores não estão muito ansiosos para compartilhar dados: mais de três quartos dos consumidores da Geração Z dizem que ter uma experiência de anúncio baseada em seus dados é invasivo e apenas cerca de 40% estão dispostos a fornecer dados para obter uma experiência mais personalizada.
Agora, mais do que nunca, os varejistas precisam navegar na linha tênue entre privacidade e personalização, mas qual seria a solução?
Se os varejistas conseguirem convencer os consumidores de que vale a pena compartilhar seus dados, todos sairão ganhando.
1. Recompensas
Uma das melhores estratégias para convencer os clientes a compartilhar seus dados é oferecer valor em troca, disse Heidi Bullock, CMO da Tealium, uma plataforma de customer data.
Os varejistas podem usar descontos ou brindes para atrair os clientes a fornecer seus e-mails ou números de telefone.
O problema? Funciona melhor com novos clientes.
Para um cliente antigo, esse tipo de negociação não parece fazer sentido
2. Personalização
Embora o processo de criar e enviar mensagens individuais em grande escala seja difícil, quanto melhor nisso você for, mais será possível atingir o cliente certo exatamente quando ele estiver prontos para comprar, garante Bullock.
Afinal, quem está fazendo isso bem?
A New Balance, que usa os dados de seus clientes, a fim de personalizar suas mensagens através do seu aplicativo, que oferece aos usuários a capacidade de acompanhar suas corridas.
Indo um passo adiante, o aplicativo também os lembra quando precisam de tênis novos.
3. Otimização
Uma queixa comum do consumidor é que, depois de fazer uma compra, os anúncios desse mesmo item os seguem pela web.
Dito isso, seria uma chatice para o cliente e, em última análise, ruim também para o varejista.
Em suma, uma maneira de evitar esse atrito é uma experiência de tecnologia conectada que coleta dados em tempo real e os alimenta em todos os seus canais.
Em 2005, a empresa resolveu desenvolver e implementar uma infraestrutura de Business Intelligence, a fim de ser usada pela área...