Mercado de luxo: o desafio da IA não é a tecnologia, mas o elemento humano, garante a LVMH
As marcas de luxo estão utilizando amplamente a IA básica para análise de dados em previsão de demanda, gestão da cadeia de abastecimento e outras operações, mas o surgimento da IA generativa (GenAI) leva a IA a um nível totalmente novo, maximizando as oportunidades e os desafios.
A GenAI imita a criatividade humana, embora careça de habilidades cognitivas humanas e compreensão contextual. Ele contém a promessa de expandir os limites e realizações humanas, mas não tem bússola moral ou, como observa o analista do setor de varejo Robin Lewis: “não oferece sabedoria, visão e contexto; não tem alma.
As marcas de luxo projetam produtos que refletem os mais altos níveis de realização criativa humana. As marcas prosperam no mercado com base na autenticidade e nas conexões interpessoais que geram confiança. Em vez de melhorar essas qualidades, o uso irresponsável da GenAI pode ameaçá-las.
Como líder do mercado de luxo, a LVMH tem mais a ganhar com a IA se for utilizada de forma eficaz e mais a perder se a IA for implementada de forma inadequada. E dada a sua escala, a LVMH dispõe de recursos incomparáveis para descobrir o potencial da IA. É por isso que está contratando as melhores mentes para explorar as águas desconhecidas da inteligência artificial.
As marcas de luxo reconhecem amplamente o potencial da GenAI para proporcionar um maior retorno do investimento em marketing. Por exemplo, o GenAI pode ser usado para personalizar mensagens, criando conteúdo original projetado para o cliente individual, para garantir que apenas o conteúdo que lhe interessa seja entregue – um grande benefício para os consumidores cujas caixas de entrada e mensagens de texto estão lotadas.
No entanto, a implementação bem-sucedida da IA no mercado de luxo não será resolvida por tecnólogos nos bastidores, mas por executivos e funcionários com visão de futuro envolvidos em funções criativas, de marketing e de serviço ao cliente.
“Luxo tem a ver com pessoas. A IA é uma ferramenta que pode moldar e melhorar certos esforços de marketing. Não substitui o lado pessoal dos negócios e ainda não existe uma experiência completa de IA de luxo”, observou Chandler Mount, especialista em pesquisas de mercado de luxo, da Affluent Consumer Research Company.
Fonte: Forbes
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