Em 2024 IA é prioridade para varejistas, revela estudo da SBVC
O varejo brasileiro continua acelerando seus investimentos em Transformação Digital e reforçando a digitalização de mais áreas de seus negócios. A 6ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com o OasisLab, e apoio da Cielo mostra que 48% das empresas pretendem investir mais em transformação digital neste ano, sendo que em 46% delas o investimento supera 0,45% do faturamento bruto.
O estudo faz uma radiografia dos investimentos em transformação digital, da automação e treinamento dos funcionários nas empresas do varejo brasileiro, assim como do uso das ferramentas de inteligência artificial nos pontos de venda. Os números mostram que a transformação digital se tornou prioridade estratégica: para 63% dos entrevistados.
Em 2024, as principais áreas de investimento em transformação digital deverão ser as vendas online (foco de 69% dos varejistas entrevistados), CRM (69%) e omnicanalidade (65%). Para o varejo, os maiores benefícios trazidos pelos investimentos em transformação digital são o aumento da receita da empresa (77%) e o engajamento do consumidor (77%).
Embora as principais áreas de investimento em transformação digital sejam e-commerce, omnichannel e experiência do cliente, seu alcance vai muito além. Mais da metade dos varejistas entrevistados estão incorporando a transformação digital às áreas de operações e infraestrutura, enquanto 31% estão investindo em ações na área logística.
De acordo com a análise, a transformação digital do varejo não é apenas uma forma de buscar aumento de produtividade ou crescimento imediato das vendas: 77% dos varejistas entrevistados afirmam que a transformação digital também aumenta o engajamento dos consumidores.
Com o avanço da transformação digital dos negócios, também cresce o grau de automação das atividades cotidianas. Atualmente, 32% dos varejistas acreditam estar bastante ou muito automatizados em suas atividades, enquanto 41% se colocam em um estágio mediano nesse processo.
A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC: https://sbvc.com.br/6a-edicao-estudo-transformacao-digital-no-varejo-brasileiro-sbvc
Eles foram certamente influenciados pelo entusiasmo de Mark Zuckerberg, que até mudou o nome da holding – passou a chamar-se...