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Aceleração Omnicanal no Varejo: um ativo de negócios estratégico!

por Elcio Santos - 25/10/2022

A aceleração omnicanal está acontecendo em todo o setor de varejo. Acesse e fale conosco!

Basicamente, a aceleração omnicanal no varejo refere-se à estratégia de integrar e unificar todos os canais de vendas e interação com o cliente, tanto online como offline, de forma a proporcionar uma experiência coesa e consistente.

Com essa abordagem, os varejistas buscam eliminar as barreiras entre os diferentes pontos de contato com o cliente, a fim de que eles transitem sem problemas entre os canais durante a jornada de compra.

A omnicanalidade envolve a sincronização do estoque, informações e dados do cliente em todos os canais, proporcionando uma visão unificada dos clientes e suas preferências, o que resulta em uma experiência personalizada e atraente.

De fato, essa abordagem estratégica visa melhorar a satisfação do cliente, aumentar a fidelidade, otimizar a eficiência operacional.

Além de impulsionar as vendas ao facilitar o acesso dos consumidores aos produtos e serviços através dos canais que melhor atendam às suas necessidades e preferências.

Tradicional varejistas com lojas físicas estão reforçando seus esforços de comércio eletrônico e criando novas experiências digitais.

Enquanto isso, os nativos digitais iniciaram pelo comércio eletrônico procurando maneiras mais inteligentes de envolver os clientes e impulsionar o crescimento.

O impacto do COVID-19 nos comportamentos e expectativas de compras dos consumidores exacerbou a necessidade de transformação digital no varejo.

No entanto, uma série de macros fatores já estavam rompendo o status quo bem antes da pandemia:

  • Pressão competitiva sobre varejistas tradicionais pelos varejistas digitais centrado no cliente
  • Novas regulamentações globais de privacidade de dados do consumidor, como a LGPD
  • Descontinuação de cookies de terceiros devido a restrições de rastreamento no Chrome e Safari

Combinados com o impacto da pandemia, todos os três fatores estão resultando em uma mudança de dados de terceiros em favor de dados de primeira, a necessidade de negócios mais ágeis e a adoção de um novo modelo de engajamento do cliente mais inteligente.

Para os varejistas, isso significa executar uma visão estratégica de aceleração omnicanal, que transformará fundamentalmente a forma como seus negócios entendem e interagem com clientes.

Mais especificamente, o resultado deve ser:

  • Reduzir a lacuna entre ter dados do consumidor e agir de acordo com eles
  • Fazer as coisas mais rapidamente e de forma mais intuitiva e/ou automatizada
  • Tornar os testes de novos programas mais inteligentes, menos arriscados e mais escaláveis
  • Reconhecer e envolver os consumidores em todos os canais e pontos de contato
  • Oferecer experiências de cliente novas, mais relevantes e personalizadas

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Fonte: SmartBrief

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