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Dados alternativos: a receita para um mundo sem cookies?

por Elcio Santos CEO Always ON - 23/04/2024

Dados alternativos: a receita para um mundo sem cookies?

Parece que não haverá mais adiamentos. Em janeiro, o Google finalmente removeu cookies de 1% dos usuários do Chrome (ou cerca de 30 milhões de pessoas). E ganha cada vez mais impulso a conversa em torno do PAIR, a nova solução de identidade do Google que permite que editores e anunciantes combinem dados próprios para entregar anúncios personalizados.

O problema é que a maioria dos compradores de mídia programática ainda não adotou uma alternativa realmente segura para os cookies. “Dados alternativos”, um tipo de big data que consiste em dados adquiridos através da Internet, imagens de satélite, transações de crédito e débito, dados de aplicativos móveis e muito mais, podem ser essa alternativa.

Inicialmente utilizados no mundo dos investimentos, os dados alternativos tornaram-se predominantes nesse setor, à medida que os gestores de investimentos começaram a empregá-los para ganhar vantagem sobre os concorrentes que ainda utilizam fortemente os seus homólogos, os dados tradicionais, que consistem em relatórios trimestrais, declarações de empresas e outras fontes de dados disponíveis publicamente, utilizadas para tomar decisões de investimento.

Com o tempo, os dados alternativos passaram a ser usados também por toda a indústria financeira, por órgãos governamentais, decisores políticos, agências de crédito e empresas comerciais.

Agora, está entrando no mundo do marketing como uma tentativa de solução adicional para a crise dos cookies. À medida que os dados tradicionais de “cookies” desaparecem, os dados alternativos, do tipo que podem ser adquiridos através de informações de geolocalização, bases de dados públicas e similares, tornam-se parte do puzzle que os substitui.

Quando você sobrepõe ferramentas de IA a dados alternativos e à crescente digitalização de informações, os recursos de uso de grandes quantidades de dados da Internet e outras fontes tornam-se muito mais fáceis de usar.

Embora os cookies possam desaparecer em breve, tecnologias mais recentes, como a IA e a análise de big data, estão apenas começando a crescer.

A capacidade do aprendizado de máquina de analisar dados alternativos e fornecer insights valiosos pode ser uma virada de jogo na indústria de publicidade.

Fonte: Martech

https://martech.org/digital-advertisers-still-looking-for-recipe-to-thrive-in-cookieless-world/

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