Experience On / Mundo dos Dados

Transformação Digital: 64% dos Varejistas Querem Investir!

por Elcio Santos - 24/05/2023

A Transformação Digital está fortalecendo o comércio varejista no Brasil, que continua em ritmo acelerado. De acordo com um estudo da SBVC, 64% das empresas planejam investir mais em transformação digital este ano, com 52% delas investindo mais de 0,61% do faturamento bruto.

De fato, a Transformação Digital veio para reforçar o comércio do varejo brasileiro, que continua acelerado!

Um estudo desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”,  mostra que:

64% das empresas pretendem investir mais em transformação digital neste ano, sendo que em 52% delas o investimento supera 0,61% do faturamento bruto.

Em 2023, as principais áreas de investimento em transformação digital deverão ser as vendas online (foco de 88% dos varejistas entrevistados), omnicanalidade (80%) e experiência do consumidor (80%).

Para o varejo, os maiores benefícios trazidos pelos investimentos são o aumento da receita da empresa (74%) e o aumento do valor do negócio (64%).

O estudo faz uma radiografia dos investimentos em transformação, da automação e treinamento dos funcionários nas empresas do varejo brasileiro.

Assim como do uso das ferramentas de inteligência artificial nos pontos de venda.

Os números mostram que ela se tornou prioridade estratégica: para 76% dos entrevistados, o tema se tornou uma prioridade (na edição anterior, esse índice era de 50%), com investimentos e ações definidas.

>>>Importante saber: Metaverso: Meta, Microsoft e Disney estão apostando!

Embora as principais áreas de investimento em transformação digital sejam e-commerce, omnichannel e experiência do cliente, seu alcance vai muito além.

Quase metade dos varejistas entrevistados estão incorporando a transformação digital às áreas de operações e infraestrutura, enquanto 20% estão investindo em ações na área logística.

De acordo com a análise feita pela SBVC e OasisLab, a transformação do varejo não é apenas uma forma de buscar aumento de produtividade ou crescimento imediato das vendas:

44% dos varejistas entrevistados afirmam que a transformação permitirá reinventar seus modelos de negócios.

Dito isso, com o avanço dos negócios, também cresce o grau de automação das atividades cotidianas.

Atualmente, 43% dos varejistas acreditam estar bastante ou muito automatizados em suas atividades, enquanto 48% se colocam em um estágio mediano nesse processo.

Para saber mais sobre os benefícios da transformação digital nas no mercado varejista, clique aqui e leia mais conteúdos!

Fonte: SBVC

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor