As redes de mídia de varejo começaram a enfrentar concorrência
Bancos, provedores de pagamentos, companhias aéreas e hotéis estão iniciando suas próprias redes de mídia para monetizar seus dados primários e criar novos fluxos de receita.
E à medida que o panorama das redes de mídia cresce, novos termos como commerce media e financial media estão surgindo. Vamos tentar entendê-los.
Commerce media é um termo abrangente que abrange retail media, financial media, ou qualquer rede de mídia que use dados transacionais para impulsionar a publicidade.
Pode ser aplicada a vários setores, embora existam nuances entre quem faz a publicidade e como os anúncios são veiculados aos clientes.
Por exemplo, um varejista pode anunciar em uma rede de mídia financeira, uma marca de bens de consumo embalados em um varejo e uma marca de vestuário em todos os três.
O que veio primeiro? Tudo começou com a mídia de varejo, a publicidade digital alimentada por dados próprios e operada por varejistas que atuam como canais de mídia.
As redes de mídia financeira (FMNs) são plataformas de publicidade que aproveitam os dados proprietários das instituições financeiras (IFs) para direcionar anúncios personalizados aos clientes nos canais das IFs.
No início deste ano, o Chase lançou o Chase Media Solutions, abrindo caminho para que outras instituições financeiras entrassem no jogo da mídia. Ao contrário de uma rede de mídia de varejo, as redes de mídia financeira capturam todo o histórico de gastos de um cliente.
As empresas de pagamentos têm acesso a dados ainda mais granulares, como SKU e tamanho.
O fato é que qualquer empresa com acesso a dados próprios pode iniciar sua própria rede de mídia, como vimos acontecer com a United Airlines (que lançou a primeira rede de mídia de viagens do setor aéreo) e a Planet Fitness (talvez liderando o caminho no setor de fitness). Pode levar algum tempo até que os consumidores se adaptem à visualização de anúncios enquanto verificam a sua conta bancária ou viajam pelo país, mas não é impossível imaginar que os meios de comunicação financeiros ou de viagens cresçam tanto quanto os meios de comunicação dos varejistas.
Fonte: EMARKETER
https://www.emarketer.com/content/commerce-financial-retail-media-differences
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