Experience On / AI

Como encontrar a “agulha num palheiro”: o Gemini Pro 1.5 do Google impressiona nos primeiros testes

por Elcio Santos CEO Always ON - 04/03/2024

Como encontrar a “agulha num palheiro”: o Gemini Pro 1.5 do Google impressiona nos primeiros testes

Se você já carregou um documento ou colou um texto longo no ChatGPT, provavelmente notou que ele tem dificuldade em encontrar fatos específicos.

Isso ocorre porque a maioria dos principais modelos de IA luta com o desafio da “agulha no palheiro”: identificar detalhes específicos em grandes textos ou conjuntos de dados.

Mas os primeiros testes de usuários independentes sugerem fortemente que o novo modelo Gemini Pro 1.5 do Google descobriu o problema e funciona quase perfeitamente quando você fornece arquivos grandes.

O Gemini Pro 1.5 não só pode ingerir até cerca de 8 vezes mais dados do que o GPT-4 – tem capacidade de processar até 700.000 palavras, 11 horas de áudio ou 1 hora de vídeo – como também pode identificar detalhes muito específicos nesses arquivos para dar respostas mais precisas.

Eis alguns casos de uso iniciais:

O professor da Wharton, Ethan Mollick, subiu no Gemini Pro 1.5 o livro “The Great Gatsby”, mas alterou 2 detalhes na obra. O Gemini Pro foi capaz de detectar ambas as imprecisões.

O testador Mckay Wrigley deu ao Gemini Pro um livro inteiro de biologia e fez três perguntas – e obteve respostas corretas para todas elas.

Outro testador, Sully Omar, carregou uma base de código inteira e o Gemini Pro conseguiu identificar problemas com o código e implementar correções.

Fonte: Superhuman.ai – Zain Kahn

https://www.superhuman.ai/p/googles-gemini-pro-15-shows-impressive-recall-early-tests

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor