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Como está a Corrida pelo Social Commerce?

por Maudy Pedrão - 30/03/2023

No próximo ano, pela primeira vez, mais da metade dos usuários de redes sociais dos EUA comprarão por meio de plataformas sociais.

Veja como está a corrida pelo Social Commerce, um mercado que pode atrair milhares de clientes!

Nem todas as plataformas estão tendo um crescimento igual, mesmo com números positivos.

No geral, o número de compradores do TikTok nos EUA aumentará 72,3% este ano, atingindo 23,7 milhões.

Porém, o Instagram terá 41,0 milhões de compradores com um crescimento de 9,0%, e o Facebook terá 63,5 milhões de compradores com um crescimento de 11,9%.

O Facebook (agora Meta) comprou o Instagram há uma década e transformou o aplicativo de compartilhamento de fotos em uma plataforma de comércio eletrônico.

Durante a pandemia, o Instagram se tornou um “balcão único” para o social commerce, onde os usuários podem navegar, descobrir e comprar itens dentro do aplicativo.

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Então por que o Instagram não consegue acompanhar as outras duas redes?

De acordo com analistas, o Instagram não levou em conta o quão desafiador pode ser mudar o comportamento do consumidor.

Sendo assim, a Meta enfrentou “toneladas de problemas de confiança” que se acumularam ao longo da última década.

O TikTok adotou uma abordagem diferente como um ecossistema de comércio eletrônico que inclui compras nativas, pagamentos, logística e atendimento, o que pode ser atribuído aos soluços de comércio eletrônico do Instagram.

A monetização comercial do aplicativo de propriedade da ByteDance é diferente em sua essência, seguindo o roteiro do aplicativo irmão Douyin na China.

A Douyin já administra centros de atendimento de comércio eletrônico na China, operando como uma empresa de varejo.

Seus supostos centros de atendimento nos EUA ajudarão os vendedores chineses a obter produtos de baixo custo para sua jovem base de consumidores norte-americanos mais rapidamente.

Majoritariamente, os usuários do TikTok nos EUA são mais jovens que os do Facebook ou do Instagram.

Isso significa que seus comportamentos são mais maleáveis ​​e podem ser mais receptivos às compras diretamente no TikTok.

Fonte: eMarketer/InsiderIntelligence

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