Experience On / Dados

5 maneiras de demonstrar como os dados podem fazer sua empresa sair da crise melhor do que entrou

por Elcio Santos - 22/05/2020

5 maneiras de demonstrar como os dados podem fazer sua empresa sair da crise melhor do que entrou.  O melhor de tudo: elas provam que isso é simples, descomplicado. 

Começando pela coleta de dados.

Hoje em dia, isso é muito fácil.

Tão fácil na verdade,  que o risco é nos afogarmos em tantos dados podemos conseguir coletar.

Sim, estamos falando em “big data”, que é o fenômeno relativamente recente de podermos, ou termos que, lidar com um volume imenso de dados, chegando até nós em uma velocidade impressionante e em uma variedade muito grande.

Mas não se preocupe.

Ainda que sua empresa não seja uma gigante em sua indústria, não há motivos para preocupações.

Há até, como um dos nossos gurus, Bernard Marr, que big data é até mais adequado para empresas que não têm um porte tão grande, porque “geralmente são mais ágeis e capazes de agir mais rapidamente a partir de informações baseadas em dados”.

Traduzindo, tudo o que você precisa é saber como usar os dados que pode coletar para entender melhor seus clientes, suas aspirações e necessidades, e assim poder desenhar um processo que permita acessar e analisar os dados que se coletou e se organizou de forma a utilizá-los rápida e eficazmente.

E isso está cada vez mais claro, para cada vez mais gente.

Uma pesquisa da Deloitte com executivos responsáveis pelas tomadas de decisão em suas empresas de portes descobriu o seguinte:

  • 49% dos entrevistados disseram que a análise de dados os ajuda a tomar melhores decisões
  • 16% disseram que os habilitam a aperfeiçoar as principais iniciativas estratégicas
  • 10% disseram que os ajudam a melhorar o relacionamento com clientes e parceiros de negócios.

Por isso, é importante, desde o primeiro momento, para tirar o máximo proveito dos dados e das análises, é preciso saber como desenhar um processo que permita acessar e analisar os dados que se coletou e se organizou de forma a utilizá-los rápida e eficazmente.

A seguir listamos 5 maneiras pelas quais a análise de dados pode ajudar empresas a sair desse momento de crise ainda melhores do que estavam quando tudo começou.

data analytics

1 – Dados ajudam você a tomar melhores decisões

Como os entrevistados pela Deloitte deixaram claro até pequenas startups geram dados.

Qualquer empresa com um site, uma presença na mídia social e que aceite pagamentos eletrônicos de qualquer tipo está coletando dados sobre clientes, hábitos do usuário, tráfego na Web, dados demográficos e muito mais.

As empresas podem aproveitar dados como esses para tomar decisões sobre:

  • Encontrar novos clientes
  • Aumentar a retenção de clientes
  • Melhorar o atendimento ao cliente
  • Melhorar o gerenciamento dos esforços de marketing
  • Rastrear as interações nas mídias sociais
  • Prever tendências de vendas

Em suma, os dados ajudam os líderes a tomar decisões mais inteligentes sobre onde levar suas empresas.

2 – Ajudam a resolver problema

Depois de passar por um mês de vendas lentas ou ao perceber que sua campanha de marketing obteve baixo desempenho, como você identifica o que deu errado?

O rastreamento e a revisão de dados dos processos de negócios ajudam a descobrir falhas de desempenho, para que você possa entender melhor cada parte do processo e saber quais etapas precisam ser corrigidas e quais têm bom desempenho.

3 – Ajudam a entender o desempenho

Você já se perguntou como está sua equipe, departamento, empresa, esforços de marketing, atendimento ao cliente, remessa ou outras partes da sua empresa?

A coleta e a revisão de dados podem mostrar como tudo isso está funcionando e muito mais.

Os times esportivos são um ótimo exemplo de empresas que coletam dados de desempenho para melhorar seus desempenho.

Atualmente, não há uma equipe profissional que não empregue uma equipe de coletores de dados e analistas para ajudar a apoiar e melhorar o jogo em campo.

Eles estão sempre atualizando dados sobre quem está fazendo o quê e como isso pode ajudar a equipe a se destacar em geral.

4 – Ajudam a melhorar processo

Os dados ajudam a entender e melhorar os processos de negócios para reduzir o desperdício de dinheiro e tempo. Toda empresa sente os efeitos do desperdício.

Esgota recursos, desperdiça tempo e, finalmente, afeta os resultados.

Por exemplo, más decisões de publicidade podem ser um dos maiores desperdícios de recursos em uma empresa.

No entanto, com os dados mostrando o desempenho de diferentes canais de marketing, você pode ver quais oferecem o melhor ROI e se concentrar neles.

Ou pode descobrir por que outros canais não estão funcionando bem e trabalhar para melhorar seu desempenho. Isso permitirá que você gere mais leads sem precisar aumentar os gastos com publicidade.

5 – Dados ajudam a entender os consumidores

Sem dados, como você sabe se os consumidores gostam de seus produtos ou se seus esforços de marketing são eficazes? Sem dados, como você pode saber quanto dinheiro está ganhando ou perdendo?

Os dados são essenciais para entender seus clientes e seu mercado.

No entanto, pode ser fácil se perder em todos os dados que você possui, se você não tiver ao lado a competência adequada para entendê-los.

Uma equipe capaz e projetar uma solução adequada de data analytics, ainda que seja composta de apenas um especialista pode ser imprescindível para garantir que você vai acessar e interpretar dados do consumidor e vai aproveitá-los para obter mais desempenho em seus negócios.

Converse com um dos especialistas da AlwaysON.

Acredite, você vai se surpreender como a saída pode de fato ser descomplicada — e está ao seu alcance.

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor