Dados primários e IA vão transformar a publicidade, garante o líder de tecnologia do Google
No início deste mês, o Google Chrome deu mais um passo em seus planos de eliminar os cookies de terceiros ao iniciar os testes do Tracking Protection, recurso para limitar o traqueamento “cross-site”.
Embora uma pesquisa da HubSpot tenha apontado que 83% dos anunciantes ainda estão usando cookies de terceiros em atividades.
Stephen Yap, head da Google Marketing Plataform-AMERICAS, expressou seu entusiasmo e emoção pelo futuro da publicidade: “Estamos reconstruindo a publicidade de um ponto de vista e uma perspectiva centrados no consumidor e na privacidade – e isso é bastante motivador. ”
A privacidade tornou-se uma das principais preocupações para a maioria dos consumidores, garante Yap: “Não apenas 81% dos consumidores estão preocupados com a forma como as empresas usam seus dados pessoais, mas 72% dizem que são mais propensos a comprar das empresas em que confiam com eles. O que torna a privacidade um pilar vital das estratégias.”
Yap vai mais longe: “os profissionais de marketing sempre fizeram um ótimo trabalho ao atender às necessidades do consumidor. Agora, os consumidores precisam sentir que seus dados estão sendo respeitados e que o relacionamento individual entre um consumidor e uma marca está sendo valorizado pela empresa.”
As pessoas querem se sentir valorizadas e seguras. E são os princípios que ajudam a construir a Confiança da Marca que tornam os consumidores mais propensos a comprar de você.
Mas para viver em um mundo “cookieless”, diz Yap, a Inteligência Artificial terá papel muito importante. “Ao considerar como os profissionais de marketing podem iniciar e medir efetivamente as estratégias”, reforça, “uma coisa fica clara: eles não serão capazes sem a ajuda da IA.”
Ele explicou: “Estamos em um ponto de inflexão em que muitos sinais e estratégias mudarão sem os identificadores individuais disponíveis. É importante compensar a perda de sinal. Felizmente, a IA é perfeitamente adequada para fazer exatamente isso.”
Yap incentiva todos os profissionais de marketing a começarem a explorar o poder da IA em suas estratégias de dados agora mesmo para poder ter uma noção de como será o desempenho em um mundo pós-cookies.
Segundo ele, “em última análise, precisamos mudar nossas mentalidades para entender que agora estamos operando em um ambiente completamente novo, e a inovação e a criatividade serão a chave”.
Yap reconhece que as estratégias de mudança e o investimento em IA podem exigir algumas curvas de aprendizado, mas a longo prazo, investir nesses ajustes hoje é a maneira de obter retornos mais altos.
Fonte: HubSpot
https://blog.hubspot.com/marketing/google-on-first-party-data-and-ai
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