Experience On / Dados

Data Analytics e IA para Personalizar Compras Online!

por Elcio Santos - 02/02/2023

Embora o site da IKEA não deixe claro à primeira vista, o varejista sueco está usando cada vez mais tecnologia emergente para levar os itens da loja às casas dos compradores.

Recentemente, lançou o IKEA Kreative, uma plataforma orientada por Data Analytics e IA para Personalizar Compras Online.

Basicamente, ela permite que as pessoas escaneiem seus quartos da vida real para ver o que podem querer comprar.

Esta não é a primeira vez que a IKEA experimenta tecnologia para trazer partes do varejo para as salas da vida real dos compradores.

Em 2017, lançou um aplicativo de realidade aumentada chamado IKEA Place.

Tal aplicativo vem usando inteligência artificial , a fim de ajudar as pessoas a descobrir itens para mobiliar suas casas.

Desde 2016, o comércio omnicanal cresceu de apenas 2% de seus negócios para 25%, de acordo com Parag Parekh, codiretor digital e diretor de tecnologia da IKEA Retail.

Enquanto isso, a IKEA diz que agora está vendo mais de 40.000 designs ativos, mais de 10.000 varreduras de salas por mês.

Geralmente, cerca de 20% dos clientes guardam um ou mais designs para revisitar mais tarde.

Além de um tempo gasto, em média, de 30 minutos em seu design.

O próximo passo, diz Parekh, é coletar e analisar – com o consentimento total dos clientes – os dados que dizem mais sobre o que cada cliente está procurando.

Onde eles estão se envolvendo, afinal?

E, com base nisso, garante que a excelente experiência dos clientes ao folhear os lindos catálogos IKEA seja  transferido totalmente para as propriedades digitais.

Em suma, o desafio, continua Parekh, é fazer com que o cliente entenda que o seu consentimento vai garantir que os dados coletados retornam como valor para eles.

Fonte: Digiday

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor