Alguns anos atrás, fomos contratados por uma empresa do setor financeiro para criar uma estrutura de data analytics que garantisse mais agilidade às suas áreas de marketing e comercial.
Levou um pouco mais de tempo do que pensamos inicialmente, mas conseguimos fazer um diagnóstico bem abrangente.
Aprovado o diagnóstico pela direção da empresa, passamos ao desenvolvimento da estratégia e nessa fase tivemos a primeira reunião com as equipes de marketing e vendas.
A postura corporal e o olhar desconfiado de praticamente todos os presentes diziam com todas as letras que esperavam mais um espetáculo de promessas vazias.
Mas tínhamos nos preparado bem para isso e estávamos decididos a mudar o mindset daquela equipe.
Nossa arma: o que se denomina Visual Storytelling, ou Narrativa Visual, em que não apenas falaríamos, mas mostraríamos de forma dinâmica e interativa as ações que havíamos planejado e seus resultados.
Aliás, fomos além disso: mostramos como estávamos preparados para empregar business intelligence em todo o processo, para enfrentar novos cenários e introduzir ou alterar nossos modelos.
À medida em que avançamos, começamos por exemplo a usar o famoso “e se…”
Além de perceber que a postura corporal dos participantes foi se alterando, assim como o olhar deles, mudando sutilmente de desconfiado para interessado.
No final da apresentação, havíamos conseguido gerar uma cumplicidade e ganhar um voto de confiança.
Acima de tudo, eles entenderam a importância de conceitos para os resultados positivos, como é o caso de Customer Experience, Customer Success e Jornada do Cliente.
Ficou claro como é importante usar Data Visualization?
Então vamos procurar descomplicar também do que se trata exatamente isso.
É um campo interdisciplinar que trata da representação gráfica de dados e uma forma particularmente eficiente de comunicação.
Quando o volume de informações sendo coletadas por meio da análise de dados no mundo dos negócios hoje é da ordem de trilhões de gigabytes.
Data Visualization nos dá uma ideia clara do que a informação significa, dando-lhe um contexto visual por meio de mapas ou gráficos.
Isso torna os dados mais naturais para a mente humana compreender e, portanto, torna mais fácil identificar tendências, padrões e outliers em grandes conjuntos de dados.
Não importa qual o setor de sua empresa, uma ferramenta de Data Visualization pode explicar os dados da maneira mais eficiente possível.
Basicamente, usando imagens para comunicar informações de uma maneira universal, rápida e eficaz.
Como uma das etapas essenciais no processo de inteligência de negócios, ela pega os dados brutos, modela-os e entrega os dados para que as conclusões possam ser alcançadas.
Em análises avançadas, os cientistas de dados estão criando algoritmos de aprendizado de máquina, a fim de compilar melhor dados essenciais em visualizações que são mais fáceis de entender e interpretar.
Essa prática pode ajudar as empresas a identificar quais áreas precisam ser melhoradas, quais fatores afetam a satisfação e a insatisfação do cliente e o que fazer com produtos específicos.
Estratégias de business analytics alinhadas com a visualização de dados, fornecem às partes interessadas, proprietários de negócios e tomadores de decisão uma melhor previsão dos volumes de vendas e do crescimento futuro.
A visualização de dados afeta positivamente o processo de tomada de decisão de uma organização com representações visuais interativas dos dados.
As empresas agora podem reconhecer padrões mais rapidamente porque podem interpretar dados em formas gráficas ou pictóricas.
Aqui estão algumas maneiras mais específicas de como Data Visualization pode beneficiar uma organização:
Correlações nos relacionamentos: Sem a visualização de dados, e isso pode ser feito em Power BI, é um desafio identificar as correlações entre o relacionamento das variáveis independentes.
Ao compreender essas variáveis independentes, podemos tomar melhores decisões de negócios.
Tendências ao longo do tempo: Embora pareça um uso óbvio da visualização de dados, também é um dos aplicativos mais valiosos.
É impossível fazer previsões sem ter as informações necessárias do passado e do presente.
Frequência: Intimamente relacionada às tendências ao longo do tempo esta é a frequência.
Ao examinar a taxa ou a frequência com que os clientes compram e quando compram, temos uma ideia melhor de como os novos clientes em potencial podem agir e reagir a diferentes estratégias de marketing e aquisição de clientes.
Análise do mercado: As ferramentas obtêm as informações de diferentes mercados para fornecer insights sobre em quais públicos concentrar sua atenção e de quais deve ficar longe.
Obtemos uma imagem mais clara das oportunidades nesses mercados exibindo esses dados em vários quadros e gráficos.
Risco e recompensa: Olhar para as métricas de valor e risco requer especialização porque, sem a visualização de dados, precisamos interpretar planilhas e números complicados.
Uma vez que as informações são visualizadas, podemos identificar de forma praticamente instantânea as áreas que podem ou não exigir uma ação.
Reações mais rápidas: A capacidade de obter informações de forma rápida e fácil com dados exibidos de forma clara em um painel funcional permite que as empresas ajam e respondam às descobertas rapidamente e ajuda a evitar cometer erros.
Dependendo dos dados que estão sendo modelados e de qual é sua finalidade, uma variedade de gráficos e tabelas diferentes podem ser utilizados para criar um painel fácil de interpretar.
1 – Infográficos: Ao contrário de uma visualização isolada, os infográficos coletam uma ampla coleção de informações e fornecem uma representação visual abrangente.
Um infográfico é excelente para explorar tópicos complexos e altamente subjetivos.
2 – Mapas de calor: Este método usa um gráfico com pontos de dados numéricos destacados em cores claras ou quentes para indicar se os dados são um ponto de alto ou baixo valor.
Psicologicamente, esse método de visualização de dados ajuda o visualizador a identificar as informações porque estudos mostraram que os humanos interpretam as cores muito melhor do que números e letras.
3 – Fever Charts: Esse tipo de representação gráfica mostra a alteração dos dados ao longo de um período de tempo.
Como ferramenta de marketing, poderíamos pegar o desempenho do ano anterior e compará-lo com o do ano anterior para obter uma projeção precisa do próximo ano.
Isso pode ajudar os tomadores de decisão a interpretar facilmente fontes de dados amplas e variadas.
4 – Area Charts (ou Graphs): Os gráficos de área são excelentes para visualizar a relação de série temporal dos dados.
Esteja observando os ganhos de cada departamento mensalmente ou a popularidade de um produto desde a década de 1980.
5 – Histogramas: Em vez de observar as tendências ao longo do tempo, os histogramas medem frequências.
Esses gráficos mostram a distribuição de dados numéricos usando uma fórmula de visualização de dados automatizada.
Todas as indústrias utilizam essa abordagem para aumentar as vendas com os clientes atuais e para obter leads qualificados no menor tempo possível.
O que significa que empresas em todos os lugares descobriram a importância dos dados da web.
A visualização de dados desempenha um papel crucial.
Os dias de vasculhar milhares de linhas de planilhas acabaram, pois agora temos um resumo visual dos dados para identificar tendências e padrões.
Assim, permitir que empresas, na figura de seus executivos, tomem decisões rápidas e precisas, melhorando significativamente o time to market.
Sugiro voltarmos à reunião que tivemos com as equipes do nosso novo cliente, descrita no início deste artigo.
Nós compreendemos a diferença entre o que apresentamos e o que os prestadores de serviços de dados que vieram antes de nós apresentarmos:
A Data Visualization!
Precisamos dessa abordagem:
Visual Storytelling — porque o cérebro humano não está bem equipado para devorar muita informação bruta e desorganizada e transformá-la em algo utilizável e compreensível.
Precisamos de gráficos e tabelas para comunicar as descobertas de dados.
Dessa forma, podemos identificar padrões e tendências para obter insights e tomar decisões melhores com mais rapidez.
Na Always On, entendemos a importância da visualização de dados e o que ela significa para nossos clientes.
Fornecemos a eles recursos e ferramentas de visualização atraentes e fáceis de usar para representar seus dados de maneira clara e significativa.
Nosso objetivo é garantir que nossos clientes tenham tudo de que precisam para tomar decisões rápidas e informadas!
Obviamente, sempre com base em dados sólidos e fáceis de interpretar.
Afinal, conseguiu visualizar?
O próximo passo é entrar em contato conosco para podermos analisar em profundidade como podemos ajudá-lo a melhorar seu negócio.
Envie agora mesmo um email para descomplique@aodigital.com.br e vamos conversar.
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