Experience On / Podcast

Descomplicando o Mundo dos Dados: conheça o novo podcast

por Elcio Santos - 11/02/2021

As 7 tendências sobre Consumidores, Dados e Insights

Episódio 1

Você ainda tem que matar um leão por dia para garantir o sucesso de sua empresa?

Então eu tenho uma boa e má notícia para você.

Vamos começar pela má notícia: em 2021, é provável que você tenha que matar não um leão mas um bando de leões por dia.

Começa agora o primeiro episódio da série de podcast Descomplicando o Mundo dos Dados.

Nos primeiros episódios vamos falar das principais tendências para 2021.

E mostrar como você pode surfar nessas ondas e manter-se à frente da concorrência.

Dê play em nosso podcast ou leia a transcrição abaixo.

Transcrição

Você ainda tem que matar um leão por dia para garantir o sucesso de sua empresa?

Então eu tenho uma boa e má notícia para você.

Vamos começar pela má notícia: em 2021, é provável que você tenha que matar não um leão mas um bando de leões por dia

O consumidor agora sabe que tem o absoluto poder da tomada de decisão pela compra.

Ele descobriu que pode valer muito a pena ser infiel.

E agora a boa notícia.

Já existem soluções conceituais e ferramentas tecnológicas capazes de ajudar você a conquistar espaço ainda maior na preferência dos seus clientes.

Começa agora o primeiro episódio da série Descomplicando o Mundo dos Dados.

Meu nome é Elcio Santos e eu sou CEO da Always On.

Nos primeiros episódios eu vou falar das principais tendências para 2021.

E mostrar como você pode surfar nessas ondas e manter-se à frente da concorrência.

A primeira tendência que vamos abordar chama-se Inteligência de Decisão.

E tem a ver com algo que é cada vez mais crucial no mundo dos negócios: a capacidade de tomar decisões rapidamente.

Você vai descobrir que Inteligência de Decisão é, em última instância, uma coisa muito simples, pois se baseia no reconhecimento de que o processo de tomada de decisão pode ser aperfeiçoado

Na sequência, vamos tentar descomplicar uma abordagem da qual você vai ouvir falar muito: Data Fabric.

Envolve o conceito de metadados e trata-se tanto de uma arquitetura como de um conjunto de serviços que fornece recursos de forma consistente em todos os pontos de conexão com os clientes.

Vamos conversar também sobre algo que, até então, existia apenas no domínio da ficção científica, mas hoje faz parte de nossa vida cotidiana: inteligência artificial.

É a Inteligência Artificial que completa as palavras à medida que as digitamos, fornece instruções de direção quando pedimos, passa o aspirador de pó no chão e recomenda o que devemos comprar ou assistir na TV.

E está por trás de aplicativos — como a análise de imagens médicas — que ajudam profissionais qualificados a fazer trabalhos importantes com mais rapidez e maior sucesso.

Em seguida, vamos tentar descomplicar um pouco algo que é fundamental para a sobrevivência das empresas: a convergência entre dados e análises.

A ideia é ajudar vocês a responder perguntas como:

  • O que sabemos sobre as nossas informações?
  • De onde vieram esses dados?
  • Esses dados seguem as políticas e regras da empresa?

Aí chegaremos a um ponto de inflexão dessa nossa série.

Vamos abordar uma tendência que tem o potencial de mudar tudo: o surgimento da IoB, Internet of Behaviors, a Internet dos Comportamentos.

Tecnicamente, é uma extensão da Internet das Coisas, como se fosse uma camada superior.

Assim, se a IoT lida com dados e informação, a IoB lida com conhecimento e sabedoria.

Ela captura a “poeira digital” da vida das pessoas, a partir de uma variedade de fontes, e traz informações que podem ser usadas para influenciar comportamentos.

Continuando, falaremos sobre a computação de reforço da privacidade, que reúne tecnologias (soluções de hardware ou software) concebidas para extrair valor dos dados de forma a libertar todo o seu potencial comercial, científico e social, sem colocar em risco a privacidade e a segurança dessas informações.

Um assunto fundamental em tempos de LGPD.

Para encerrar essa série, falaremos sobre Experiência total, que combina disciplinas tradicionalmente isoladas como a multi experiência (MX), a experiência do cliente (CX), a experiência do funcionário (EX) e a experiência do usuário (UX) e as vincula para criar melhor experiência para todas as partes, de forma simplificada.

Você vai ver que é uma excelente oportunidade para diferenciar sua empresa dos concorrentes.

Você está convidado a assistir todos os episódios desta série e assim continuar conosco, Descomplicando o Mundo dos Dados.

Publicaremos um episódio por semana.

E você poderá ser avisado sempre que publicarmos um novo episódio.

Basta se inscrever e, no caso, do Youtube, ativar o sininho.

As demais plataformas também disponibilizam formas de alertar você.

Para encerrar, um presente especial da equipe da AlwaysOn: um ebook sobre as sete principais tendências atuais do mundo de dados, criado em parceria com a revista Consumidor Moderno.

Solicite seu exemplar gratuito pelo email [email protected].

Envie também dúvidas, sugestões, críticas.

Estamos à sua disposição.

Até a próxima.

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor