Metaverso: por que as grandes empresas estão apostando nisso? Leia mais para descobrir.
A ideia era a de um universo 3D online que integraria vários espaços virtuais diferentes e permitiria que seus usuários interagissem, negociassem, trabalhassem, conhecessem, jogassem e até socializassem.
O conceito em si foi introduzido pelo livro de Neal Stephenson, Snow Crash, publicado em 1992.
No entanto, Zuckerberg o tornou popular por meio de mais de dois bilhões de usuários do Facebook, Instagram e WhatsApp.
Logo, Microsoft, NVidia, Google, Disney, Unity Technology, Roblox Corporation, Amazon, Animoca Brands, Epic Games, Decentraland e até Binance quiseram implementar.
Atualmente, porém, o poder de fogo do metaverso está diminuindo, principalmente por causa de seu custo inibitório.
Especialmente para usuários em economias em desenvolvimento, e as empresas que já haviam feito grandes planos para isso estão abandonando o naviol.
Zuckerberg, que injetou US$ 36 bilhões no metaverso apesar das reservas de seus sócios, está abrindo mão da tecnologia.
Ele disse que sua empresa agora se concentrará em cortar custos e otimizar projetos em seu “ano de eficiência”.
A Disney é outra empresa que não acredita mais no metaverso.
Ao investir na tecnologia, a Disney buscava um meio de contar suas histórias de forma interativa e incorporar a realidade aumentada em seus parques temáticos.
A Microsoft, que também havia apostado alto, está encerrando seus planos de metaverso e, em vez disso, focando em IA generativa com a incorporação do GPT em sua plataforma Bing.
Alguns permanecem esperançosos, no entanto, e dizem que a tecnologia está aqui para o longo prazo.
Para isso, no entanto, o mundo deve parar de ver o conceito através de lentes sofisticadas, de acordo com o especialista em blockchain e fundador da ChainAdvise Benjamin Arunda.
“Existem casos de uso reais no uso de VR e AR em educação, medicina, espaço e pesquisa”.
Arunda afirmou que levar os alunos, por exemplo, para uma viagem no espaço ou no mar é difícil e caro se for feito fisicamente.
Além disso, ele destacou que, para que as massas adotem o metaverso, alguns aspectos também devem sofrer mudanças.
“Tem um longo caminho a percorrer. Os gadgets são muito volumosos.
Eles devem ser tão leves quanto os óculos e tão acessíveis e disponíveis quanto os smartphones.
Eles também devem vir com medidas de segurança para os olhos e ouvidos.”
Fonte: Quartz
Descubra Como usar IA no Comércio Varejo e porque as empresas estão investindo em IA! É nelas onde as marcas...