Experience On / Dados

O que é Análise de Dados? 3 formas simples de entender!

por Elcio Santos - 03/10/2019

Saiba como líderes souberam lucrar através da organização da informação.

O que é Análise de Dados? Saiba mais!

Imagine um lindo e fofinho bolo de chocolate, com confeitos e muito recheio.

Para ficar perfeito, quem fez precisou usar uma quantidade específica de ingredientes e preparar seguindo um passo a passo.

O mesmo acontece com dados, se não forem selecionados e organizados eles só são um projeto de confeitaria.

Líderes de grandes empresas souberam lidar com dados de forma eficiente criando algoritmos e organizando-os, e isso pode ser a chave para vender ou engajar o seu público.

Desenvolver um senso de escala enviando dados ao que é relacionado e familiar às pessoas é essencial.

Não adianta apresentar informações, é preciso criar uma história para que as pessoas entendam.

Para se ter ideia, um dos homens mais ricos do mundo, o líder da Amazon, Jeff Bezos, faturou recentemente US$ 130 bilhões.

Mas o que isso significa de fato?

O segredo para alcançar o sucesso então é ter storytelling?

Por exemplo, divulgou-se que a espessura de 130 bilhões de notas de um dólar empilhadas é de aproximadamente 14 mil km, o que equivale a sair de uma ponta a outra do Brasil, da distância de Oiapoque até Chuí, 3,4 vezes!

Falar a distância da terra para a Lua é muito mais difícil do que partilhar as mesmas informações sobre uma viagem de ônibus ou de avião.

Mas o que esses números de fato querem dizer?

O segredo para alcançar o sucesso com dados é ter storytelling, comparar e escalonar informações.

“Para os números inspirarem a ação, eles precisam fazer mais, têm que fazer sentido”, afirma Nancy Duarte, escritora, palestrante e CEO americana.

Em artigo para a Harvard Business Review ela dá três dicas para que as pessoas entendam o que seus dados significam.

“Para os números inspirarem a ação, eles precisam fazer mais. Têm que fazer sentido”

O que é Análise de Dados: 3 formas de entender:

Tenha um tempo mensurável

O tempo também é uma boa fonte para comparação.

Medimos o tempo em segundos, horas, minutos, dias, meses e décadas, mas podemos criar prazos mais palpáveis ​​comunicando horas de trabalho, tempo de voo entre cidades ou a duração de um episódio de uma comédia.

Tempo é dinheiro – e isso faz com que seja uma maneira eficaz de desenvolver escala quando se trata de gerar significado de uma soma de US$ 130 bilhões.

Forbes comunicou, por exemplo, os ganhos anuais de Bezos como um salário por hora – que era a soma impressionante de US$ 4.474.885 a cada 60 minutos.

Cento e trinta, à primeira vista, parece menor que 4.474.885, certo?

E isso faz com que a pessoa que lê um dado entenda a grandiosidade dele.

Tenha uma distância mensurável

Deve ser complicado para quem recebe informações pensar em quão grande ou pequeno pode ser um número.

Números complexos são clarificados comparando-os.

Use dados como comprimento, largura, altura, espessura ou distância.

Por exemplo, divulgou-se que a espessura de 130 bilhões de notas de um dólar empilhadas é de aproximadamente 14mil km, o que equivale a sair de uma ponta a ponta do Brasil, da distância de Oiapoque até Chuí, 3,4 vezes!

Falar a distância da terra para a Lua é muito mais difícil do que partilhar as mesmas informações sobre uma viagem de ônibus ou de avião.

Tenha noção do que seu público tem acesso

Além de usar tamanho, tempo e velocidade para ajudar seu público a entender um número, você pode usar pessoas, lugares e coisas que são familiares para eles.

Digamos que você tenha um milhão de pessoas que te acompanham todos os dias.

É mais fácil para um público ter uma noção dessa quantidade se você compará-lo com o número de pessoas que poderiam estar sentadas em um estádio.

“Dados indicam um problema ou uma oportunidade.

Os insights destinam-se a nos levar à tomada de decisões.

Para que qualquer público se sinta inspirado a agir, eles precisam entender a gravidade do que está em jogo, se não o fizerem”, afirma Nancy.

Observar o que a riqueza de Bezos poderia comprar aqui no planeta Terra é outra abordagem.

Apenas alguns meses após o término deste ciclo de notícias, Bezos lançou um fundo de US$ 2 bilhões para ajudar famílias e crianças desabrigadas.

Mas, quanto é  US$ 2 bilhões de fato?

Para saber o que é Análise de Dados e como esta estratégia é importante para sua empresa? Chame-nos para uma conversa!

Inteligência Artificial para atendimento ao cliente? Fale conosco!

fonte

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor