Experience On / AI

Pesquisa: IA é a grande sensação atual, mas as empresas ainda não estão preparadas para ela

por Elcio Santos CEO Always ON - 18/03/2024

Pesquisa: IA é a grande sensação atual, mas as empresas ainda não estão preparadas para ela 

A taxa de adoção da IA generativa pelas empresas ainda não corresponde ao entusiasmo em torno da tecnologia, com a privacidade dos dados, a regulamentação e a infraestrutura de TI atuando como grandes barreiras à sua utilização generalizada, de acordo com uma pesquisa recente da MIT Technology Review Insights/Telstra (Austrália) com mais de 300 líderes empresariais.

O estudo revelou que apenas 9% deles usam IA de forma significativa, embora em sua maioria estejam otimistas quanto ao potencial da tecnologia e esperem expandir a sua utilização.
“Há um equívoco sobre como é fácil executar uma IA generativa madura, pronta para ser usada por empresas”, disse Stela Solar, Diretora do Centro Nacional de Inteligência Artificial da Austrália, no relatório da pesquisa.
Sua adoção pode exigir que as empresas “melhorem a qualidade e a capacidade dos dados, as medidas de privacidade, as habilidades de IA e implementem uma governança de IA segura e responsável em toda a organização”, acrescentou ela.

“Existem elementos circundantes, como design do aplicativo, conexão com dados e processos de negócios, políticas corporativas e muito mais, que ainda são necessários.”
Pontos- chave da pesquisa:
Cerca de 75% dos entrevistados experimentaram a IA generativa em 2023, mas apenas 9% disseram ter adotado amplamente a tecnologia.
A maioria dos early adopters implementaram IA generativa em áreas de negócios limitadas, mas tem planos de expandir significativamente seu uso este ano.
A rápida adoção enfrenta obstáculos, como a falta de infraestrutura e capacidades de TI, estruturas e diretrizes de governança fortes e cultura e habilidades adequadas.
Fonte: CNBC
https://www.cnbc.com/2024/03/06/generative-ai-holds-massive-potential-but-businesses-arent-ready-yet.html

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor