Experience On / CRM

Três lições de IA Generativa que profissionais de marketing B2B devem levar em conta daqui para frente

por Elcio Santos CEO Always ON - 27/12/2023

Três lições de IA Generativa que profissionais de marketing B2B devem levar em conta daqui para frente

“No ano passado, os grandes modelos de linguagem ficaram mais poderosos e sofisticados”, afirmou Kelsey Voss, analista da consultoria eMarketer no webinar https://emarketer.brandlive.com/B2B-Marketing-Trends-to-Watch-for-2024/en. E agora será o momento de usar a genAI para dar um foco renovado na reputação da marca; atender a necessidade crescente de abordar a qualidade, a confiabilidade dos dados e o desejo crescente por interações humanas.

Confira as lições de IA Generativa

1. A IA generativa é uma ferramenta cada vez mais poderosa, mas requer diretrizes

A forma como os profissionais de marketing criam, distribuem, gerenciam e até pensam sobre o conteúdo será transformada, de acordo com Voss.

Mas há um problema: 61% dos profissionais de marketing B2B afirmam que sua organização carece de diretrizes de IA generativa, de acordo com uma pesquisa de julho de 2023 do Content Marketing Institute e MarketingProfs.

Segundo Voss, é importante ser proativo, definir o papel da IA generativa, proteger os dados dos clientes e promover a colaboração entre equipes e especialistas em IA.

2. A IA Generativa pode otimizar dados, mas não todos de uma vez

“Os profissionais de marketing precisam priorizar a qualidade dos dados, governança e integrações” ao usar IA generativa, segundo Voss. “É fundamental para o desempenho bem-sucedido da campanha, medir o ROI e melhorar as experiências personalizadas do comprador.”

Certamente não tente muito de uma vez, disse Voss, começando por definir padrões de dados, alinhar sistemas legados, garantir a existência de um sistema centralizado de gerenciamento de dados, realizar auditorias regulares de dados e considerar a contratação de especialistas em dados.

3. A IA precisa ser equilibrada pelas conexões humanas

“As empresas B2B, os seus clientes potenciais e os clientes atuais querem um contrapeso à IA e à incrível quantidade de ruído digital que proliferou como resultado da pandemia”, disse Voss. “Precisamos equilibrar os avanços tecnológicos com um marketing genuinamente centrado no ser humano. Isso é crucial para a construção de confiança.”

Em conclusão, segundo pesquisas da Wpromote e Ascend2, os profissionais de marketing B2B acreditam que eventos presenciais são os que mais contribuem para as metas do topo de funil. E outros estudo (LinkedIn/Ipsos) descobriu que 6 em cada 10 líderes de marketing B2B em todo o mundo planejam usar eventos presenciais em 2024.

Fonte: Insider Intelligence

https://www.insiderintelligence.com/content/3-generative-ai-lessons-b2b-marketers-should-consider-2024

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor