Leia neste artigo quais são os 5 Benefícios da AI (ChatGPT) para as Empresas Financeiras, como bancos, e-commerce e sites que precisam interagir com o cliente 24 horas por dia!
Neste artigo, exploraremos 5 benefícios essenciais que o ChatGPT pode trazer para as empresas.
Desde aprimorar o atendimento ao cliente até otimizar processos internos, essa tecnologia tem o potencial de impulsionar o sucesso empresarial de maneiras surpreendentes.
Desenvolvido com base na arquitetura GPT-3.5 da OpenAI, o ChatGPT é um assistente virtual baseado em IA generativa que pode revolucionar a forma como as empresas se comunicam com seus clientes.
Ao utilizar modelos de linguagem avançados, o ChatGPT é capaz de gerar respostas humanas naturalmente coerentes e contextuais em tempo real!
Na era digital, as empresas estão constantemente em busca de soluções inovadoras para melhorar sua eficiência operacional, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento dos negócios.
Ao utilizar modelos de linguagem avançados, o ChatGPT é capaz de gerar respostas humanas naturalmente coerentes e contextuais em tempo real.
Uma das 5 vantagens do ChatGPT para as Empresas está relacionado ao setor que, infelizmente, gera bastante dor de cabeça para bancos, por exemplo e outros serviços financeiros.
Embora isso seja uma fato, a solução pode estar chegando.
Primeiro um pouco de contexto…
Segundo uma pesquisa realizada em 2023 pela consultoria de atendimento ao cliente e CX Shep Hyken, descobriu-se que 81% dos consumidores americanos preferem o telefone como canal de comunicação ao entrar em contato com uma empresa.
No entanto, 70% usam ferramentas de autoatendimento para responder a perguntas ou resolver problemas antes de entrar em contato com um agente de atendimento ao cliente.
Ou seja, embora possa não ser sua primeira escolha, os clientes estão dispostos a usar ferramentas de autoatendimento.
E com a IA e ferramentas como o ChatGPT melhorando a comunicação com os clientes, esse número vai crescer.
Mas atenção: os clientes também disseram que esperam poder passar para o bate-papo online com um agente ao vivo quando precisarem.
Ou seja, a melhor tecnologia do mundo não substitui a ferramenta definitiva de construção de relacionamento entre um cliente e uma empresa: um ser humano.
Em nossa lista com os 5 Benefícios da AI (ChatGPT) para as Empresas do setor financeiro, a o Capital One, uma importante instituição financeira dos Estados Unidos já implementou a tecnologia.
Um dos benefícios da IA generativa é que ela é capaz de impulsionar o atendimento ao cliente.
Em 2017, eles lançaram o Capital One Eno, inicialmente como um chatbot simples, acessível por meio do site, aplicativo e SMS.
No entanto, o Eno evoluiu significativamente com a inclusão de recursos avançados de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina.
Ao combinar a tecnologia de IA generativa com a expertise do Capital One em serviços financeiros, o Eno se tornou um assistente virtual inteligente.
Ela é capaz de entender e responder às perguntas e solicitações dos clientes de maneira natural e precisa.
Os clientes podem interagir com o Eno para obter informações sobre suas contas, realizar pagamentos, verificar transações e até receber dicas úteis sobre como economizar dinheiro.
Reduzir a fraude é uma prioridade para os bancos não apenas porque afeta diretamente seus resultados – de acordo com a Javelin Strategy & Research.
N geral, as perdas totais com fraudes subiram para US$ 56 bilhões em 2020, um aumento de impressionantes 83% em relação ao ano anterior.
Definitivamente tal fato pode prejudicar sua reputação, causam más experiências do usuário e prejudicam a retenção de clientes.
Outro estudo, da TransUnion, descobriu que, globalmente, as taxas de tentativa de fraude online para serviços financeiros aumentaram 149% apenas entre o quarto trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.
Bem, os bancos estão descobrindo que a inteligência artificial (IA) para detecção de fraude é rápida, eficaz e eficiente.
As instituições financeiras estão implantando sistemas baseados em IA em números recordes, com mais de US$217 bilhões gastos em aplicativos de IA para ajudar a prevenir fraudes e avaliar riscos somente em 2021.
Ferramentas de IA Generativa, como o ChatGPT, podem ajudar os bancos a detectar e prevenir fraudes, analisando grandes quantidades de dados de transações e identificando padrões suspeitos.
Isso pode ajudar os bancos a proteger os ativos financeiros dos clientes e reduzir as perdas por fraude.
O pessoal do banco pode até configurar alertas, para que os profissionais de segurança sejam notificados sobre atividades suspeitas.
Outro benefício da AI (CHATGPT) para empresas e instituições financeiras, tem a ver com uma pesquisa realizada pela Javelin.
A pesquisa mostrou que, entre 21% a 33% dos americanos verificam sua pontuação de crédito mensalmente.
Uma pontuação de crédito é um número de três dígitos, geralmente variando de 300 a 850, que estima a probabilidade de você pagar o dinheiro emprestado e pagar as contas.
Embora um simples chatbot de perguntas frequentes possa responder a perguntas como:
“O que é uma pontuação de crédito?” ou fornecer recomendações gerais sobre “Como aumentar sua pontuação de crédito?”
O chatbot bancário de IA pode analisar instantaneamente renda, dados de emprego e histórico de crédito para gerar uma pontuação de crédito!
Há dois processos, Know Your Customer (KYC) e Anti-Money Laundering (AML), que são essenciais para os bancos reduzirem os riscos de crimes financeiros e manterem a conformidade regulatória.
Soluções de IA Generativa podem ajudar os bancos a automatizar esses processos, analisando grandes quantidades de dados do cliente.
Isso inclui informações pessoais e histórico de transações, e identificando possíveis problemas de conformidade.
Elas também podem verificar a identidade do cliente, comparar os clientes com as listas de sanções e sinalizar transações suspeitas. Isso reduz o risco de erros e melhora a precisão das verificações de conformidade.
IA Generativa também pode ajudar os bancos a identificar e gerenciar riscos potenciais, analisando grandes quantidades de dados e identificando fatores de risco potenciais.
Os bancos também podem usar ferramentas como o ChatGPT para monitorar atividades de transações, sinalizar transações suspeitas e identificar possíveis fraudes.
O modelo analisa dados e notícias de mercado para avaliar potenciais riscos econômicos e políticos que podem impactar as operações do banco.
Com os recursos de aprendizado de máquina, os bancos podem aprender continuamente com os riscos passados e melhorar os processos de gerenciamento de riscos ao longo do tempo.
Há alguns processos que são aparentemente banais mas críticos para atrair e reter clientes.
O processo de integração, por exemplo, se for demorado e complexo, pode se tornar um fator de atrito e de perda de carteiras.
A IA generativa pode automatizar grande parte do processo, reduzindo o tempo de espera e simplificando a experiência do cliente.
O modelo também pode ajudar os bancos nas seguintes tarefas durante o processo de integração:
À medida que o setor descobre como usar a inteligência artificial (IA) generativa com segurança e eficácia, os analistas buscam entender o que a tecnologia pode significar para o setor financeiro.
Um relatório da Insider Intelligence aponta os quatro setores financeiros que sentirão o maior impacto.
Mas, eles consideram que a tecnologia não será eficaz em todas as áreas.
Em compensação, o Marketing personalizado deve explodir…
Os algoritmos de IA podem ser usados para analisar os dados do cliente e criar campanhas de marketing direcionadas com base em suas preferências e comportamentos.
Para sair do campo mais puramente conceitual, andamos testando o Chat GPT – e outras ferramentas – aqui na Always On.
Em um dos experimentos, fizemos uma pergunta:
A resposta que a ferramenta deu me convenceu de que a tecnologia pode lidar com informações contextuais e manter um diálogo em texto natural, em vários idiomas e estilos de escrita, ao mesmo tempo em que faz auto-referências e preserva a estrutura.
Não apenas o formulário, mas também o conteúdo produzido teve uma profundidade que não era observada em soluções de chatbot até agora.
Em outras palavras, essa nova tecnologia pode melhorar bastante a interação humano-computador, mas também traz novos desafios que somente humanos podem resolver.
Um exemplo: ao repetir a pergunta em outro dispositivo e em outra sessão, o chatbot deu respostas semelhantes, mas não idênticas, o que significa que diferentes respostas poderiam ser dadas em uma hipotética interação de atendimento ao cliente.
Então, como podemos garantir que o mesmo nível de informação seja compartilhado em todas as sessões?
Em relação às implicações éticas e sociais, a resposta do chatbot apresentou um forte argumento político, opondo classe dominante versus minorias.
Ou seja, como garantir que o conteúdo seja moderado e assuntos delicados sejam deixados de fora do diálogo?
Embora as tecnologias de IA, como o ChatGPT, ofereçam grande funcionalidade e, portanto, um enorme potencial, também há muitas implicações que exigem que os profissionais de negócios olhem além da tecnologia e projetem o impacto na vida das pessoas.
Como isso afetará o setor financeiro?
Só o tempo irá dizer…
Esperamos que tenha gostado d nosso artigo sobre o 5 Benefícios da AI (ChatGPT) para as Empresas do setor financeiro!
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