O que é Data Mining?Autor convidado: Elcio Santos, AlwaysOn
Você certamente conhece a história.
Uma grande rede de mercados norte-americana, ao analisar as transações de compras, teria descoberto que um número razoável de compradores de fraldas também comprava cerveja na véspera de finais de semana.
A análise também apontou que esses compradores eram homens que, ao comprarem fraldas para seus filhos, compravam também cerveja para consumo enquanto cuidavam das crianças e assistiam aos jogos na televisão durante o final de semana.
A empresa teria utilizado esse novo conhecimento (data analytics) para colocar lado a lado as gôndolas de fraldas e cervejas na rede de mercados, incrementando assim a venda conjunta dos dois produtos.
Infelizmente, ninguém pode realmente atestar a veracidade da história.
Ora fala-se que as fraldas eram da marca Pampers, ora fala-se em Johnson & Johnson.
Alguns citam a Target como a empresa que fez as análises, outros falam no Walmart.
(Caso alguém tenha alguma informação que possa desanuviar o assunto, dividida conosco).
Talvez tenha sido um experimento mental – que nem o Gato de Schrödinger – que fazia sentido.
Tanto que entrou para o folclore da administração.
E faz sentido mesmo, pois ilustra uma das grandes vantagens do Data Mining
A expressão significa mineração de dados em português.
É o processo de descobrir informações acionáveis em grandes conjuntos de dados.
A atividade de Data Mining usa análise matemática para derivar padrões e tendências que existem nos dados.
Normalmente, a exploração de dados tradicionais não consegue descobrir esses padrões devido à complexidade dos relacionamentos ou à quantidade excessiva de dados.
As organizações aplicam os modelos de Data Mining a cenários específicos.
Por exemplo:
Esses cenários exploram-se associações (é o caso das fraldas/cervejas) e sequências, classificar os atributos dos conjuntos de dados.
Além de aplicar técnicas estatísticas de regressão, clusterização e sumarização, detectar desvios e realizar previsão de séries temporais.
Caro consumidor, Lamentamos muito que o presente que você comprou para sua mãe tenha chegado apenas no dia seguinte ao...