Podemos respirar aliviados: estudo do MIT descobre que não faz sentido a IA substituir a maioria dos empregos
Um novo estudo do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT traz boas notícias para trabalhadores e profissionais: é simplesmente muito caro implementar sistemas de IA que substituam empregos.
Ao contrário da maioria dos estudos sobre IA e automação que analisam apenas aspectos técnicos, este também analisou a viabilidade econômica de implementação da tecnologia. As conclusões do estudo contrastam fortemente com outro estudo divulgado pelo FMI na semana passada, que afirma que quase 40% dos empregos correm o risco de serem automatizados pela IA.
O estudo do MIT analisou a visão computacional – um ramo da IA que pode extrair informações de imagens e vídeos para realizar tarefas – e descobriu que, quando se levam em conta os altos custos iniciais, apenas 23% das tarefas humanas podem ser substituídas pela IA de uma forma que faz algum sentido econômico. A maioria das organizações simplesmente não verá nenhum ganho em gastar dinheiro com sistemas sofisticados de IA quando seus funcionários podem realizar o trabalho com um custo menor.
É verdade que uma potencial redução futura nos custos de formação e operação de modelos de IA pode inclinar a escala de custo-benefício a favor da automação. Mas o estudo está bastante confiante de que isso não acontecerá tão cedo. De acordo com os pesquisadores,: “…mesmo com rápidas reduções de custos de 20% ao ano, ainda levará décadas para que as tarefas de visão computacional se tornem economicamente eficientes para as empresas”.
Fonte: SuperhumanAI – Zain Kahn
https://www.superhuman.ai/p/mit-research-finds-doesnt-make-sense-replace-jobs-ai
Em 2024 IA é prioridade para varejistas, revela estudo da SBVC O varejo brasileiro continua acelerando seus investimentos em Transformação...