Experience On / AI

A SIA (Superinteligência Artificial) vem aí?

por Elcio Santos CEO Always ON - 22/02/2024

A SIA (Superinteligência Artificial) vem aí?

Superinteligência artificial é o termo usado para descrever uma forma hipotética de inteligência artificial (IA) autônoma e autoconsciente que supera a inteligência humana.

Essas máquinas apresentariam capacidades altamente avançadas de raciocínio, tomada de decisão e resolução de problemas, muito além das capacidades criativas ou lógicas de qualquer ser humano.

Tais soluções poderiam ser utilizadas em quase todos os domínios, com a capacidade de processar vastos dados e de inovar e resolver problemas em domínios como a matemática, a ciência, a tecnologia, a medicina e, potencialmente, até as artes.

É possível criar a Superinteligência Artificial hoje?

Não. Isso exigiria avanços significativos na investigação da IA. Mais especificamente, os investigadores precisam primeiro criar a Inteligência Artificial Geral, um tipo de IA que pode realizar muitas tarefas em um nível semelhante ao dos humanos.

Onde se chegou mais longe foi na criação de grandes modelos de linguagem (LLM) como o ChatGPT, que podem analisar e responder à linguagem natural humana. Eles são excelentes na execução de tarefas individuais, mas não têm a capacidade de pensar e resolver problemas num sentido lato.

Dado que SIA é um conceito teórico, os únicos exemplos deste tipo de IA estão em romances e filmes de ficção, como o Hal 9000 de 2001: Uma Odisseia no Espaço, o J.A.R.V.I.S, o assistente do personagem Tony Stark, o Homem de Ferro, da Marvel, o MU-TH-UR 6000, de  Alien, o Oitavo Passageiro, e outros que tiveram acesso a conhecimentos e habilidades além dos de um ser humano.

Em resumo, a SIA ainda está longe de se tornar realidade, mas vamos ficar de olho e trazer para vocês aqui as novidades neste campo.

Fonte: Techopedia

https://www.techopedia.com/definition/31619/artificial-superintelligence-asi

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor