Experience On / Mundo dos Dados

API para Clientes Corporativos: OpenAI acaba de lançar!

por Elcio Santos - 09/03/2023

Chamar de um sucesso o ChatGPT, a IA gratuita de geração de texto desenvolvida pela startup OpenAI de São Francisco, é um enorme eufemismo.

Em dezembro, o ChatGPT tinha uma estimativa de mais de 100 milhões de usuários ativos mensais.

Basicamente, atraiu grande atenção da mídia e gerou inúmeros memes nas mídias sociais.

Tem sido usado para escrever centenas de e-books na loja Kindle da Amazon. E é creditado com a coautoria de pelo menos um artigo científico.

Contudo, a OpenAI, sendo um negócio – embora com lucro limitado — tinha que monetizar o ChatGPT de alguma forma, para que os investidores não ficassem impacientes.

Em fevereiro, deu um passo nessa direção com o lançamento de um serviço premium, o ChatGPT Plus.

E deu um passo maior nesta quarta, 01/03, apresentando uma API que permitirá a qualquer empresa incorporar a tecnologia ChatGPT em seus aplicativos, sites, produtos e serviços.

De acordo com Greg Brockman, presidente e presidente da OpenAI (e também um dos cofundadores), uma API sempre esteve nos planos.

“Demoramos um pouco para levar essas APIs a um determinado nível de qualidade”, disse Brockman. “Acho que é mais ou menos assim, ser capaz de atender à demanda e à escala.”

Brockman disse que a API do ChatGPT é alimentada pelo mesmo modelo de IA por trás do popular ChatGPT da OpenAI, apelidado de “gpt-3.5-turbo”.

O GPT-3.5 é o modelo de geração de texto mais poderoso que a OpenAI oferece hoje por meio de seu conjunto de APIs

O apelido “turbo” refere-se a uma versão otimizada e mais responsiva do GPT-3.5 que a OpenAI vem testando discretamente para o ChatGPT.

Com um preço de US$ 0,002 por 1.000 tokens, ou cerca de 750 palavras, Brockman afirma que a API pode gerar uma variedade de experiências, incluindo aplicativos “não-chat”.

No entanto, a Snap, Quizlet, Instacart e Shopify estão entre as primeiras empresas a adotar a API.

A Shopify usou a API ChatGPT para criar um assistente personalizado para recomendações de compras.

Enquanto a Instacart, a aproveitou para criar o Ask Instacart, uma ferramenta que permitirá aos clientes da perguntar sobre comida e obter respostas informadas por dados de produtos do varejo da empresa.

“As compras de supermercado podem exigir uma grande carga mental, com muitos fatores em jogo, bem como, orçamento, saúde e nutrição, tempo de preparação e inspiração para receitas”, explicou o arquiteto-chefe da Instacart, JJ Zhuang.

“E se a IA pudesse assumir essa carga mental, a fim de ajudar os líderes familiares que são comumente responsáveis pelas compras de supermercado?

Além de planejamento de refeições e colocar comida na mesa – e realmente tornar as compras de supermercado realmente divertidas?”

De fato, o sistema de IA da Instacart, quando integrado ao ChatGPT da OpenAI, nos permitirá fazer exatamente isso, e estamos entusiasmados em começar a experimentar o que é possível no aplicativo Instacart.”

Fonte: TechCrunch

>>>Saiba mais: Análises de dados para indústrias de todos os tamanhos e de todos os setores, fale com a equipe da Always On!

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor