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Business Intelligence Planejamento: Twitter encerra acesso gratuito à sua API

por Elcio Santos - 03/02/2023

O Twitter deixará de oferecer acesso gratuito à API do Twitter a partir de 9 de fevereiro e lançará uma versão paga.

A área de desenvolvimento do microblogging divulgou a informação em uma série de tweets.

O perfil @TwitterDev disse que a empresa encerrará o suporte para o legado v1.1 e o novo v2 de suas APIs do Twitter.

Mas não disse imediatamente quanto planeja cobrar pelo uso da API.

A API é usada por muitos clientes populares do Twitter, como Tweetbot e Twitterrific.

Mas, com a mudança abrupta dos termos da API nas últimas semanas, a maioria dos aplicativos do Twitter de terceiros desligou seus aplicativos móveis.

Milhares de desenvolvedores usam a API do Twitter para muitas coisas, como rastrear alterações entre contas do Twitter e oferecer alertas.

Esses são projetos paralelos divertidos para pessoas que podem não estar dispostas a pagar taxas por algo que elas mesmas não estão monetizando.

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Business Intelligence Planejamento: anúncio do Twitter pode impactar

Há outra base de usuários específica da API do Twitter: pesquisadores.

O novo anúncio do Twitter pode impactar a pesquisa em diferentes áreas, incluindo discurso de ódio e abuso online.

Normalmente, as universidades costumam usar o Twitter, a fim de estudar o comportamento humano em diferentes regiões.

Colocar um limite no uso gratuito da API também pode impedir as empresas de detectar a disseminação de desinformação no Twitter.

O Twitter sempre teve um relacionamento estranho com os desenvolvedores.

Contudo, o relacionamento, por mais inconveniente que fosse, era benigno para ambas as partes.

Basicamente, as empresas terceirizadas costumavam enviar novos produtos e recursos para o Twitter e a rede social fazia sua parte ao não cobrar pelo uso da API.

Nos últimos anos, o Twitter até tentou reparar o relacionamento com os desenvolvedores lançando novos programas como a caixa de ferramentas do Twitter para descoberta de aplicativos.

Várias dessas iniciativas foram encerradas sob a nova administração.

De fato, sobo comando de Musk, o Twitter está lutando para controlar como os usuários em todo o mundo acessam a plataforma, à medida que amplia suas tentativas de monetizar o serviço.

Musk adquiriu o Twitter por US$ 44 bilhões no final de outubro.

No entanto, ele tomou um empréstimo de cerca de US$ 12,5 bilhões para financiar o negócio.

Para manter vivo o Twitter, um serviço que não dá lucro, Musk precisa pagar mais US$ 1,5 bilhão por ano apenas em juros.

Então, naturalmente, Musk está pressionando para tornar o Twitter mais autossustentável.

Fonte: TechCrunch

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