Desafio de negócios
Os processos de marketing e CRM do conglomerado de serviços financeiros da África Oriental estavam fragmentados e desconectados, interferindo na ambição de melhorar a tecnologia bancária móvel de ponta com experiências personalizadas para os clientes.
Solução
Foi adotada uma combinação de plataformas de experiência cujas aplicações estão ajudando o banco a usar dados para rastrear e influenciar a jornada do cliente e para escolher os métodos de contato e as mensagens que repercutem nos clientes individuais. Essa experiência personalizada permite que a NCBA mantenha os clientes engajados.
Resultados
Houve uma melhoria de 200% nas taxas de abertura de e-mail com base em sua capacidade de direcionar melhor os segmentos de clientes por meio de campanhas de marketing. Além disso, a automação aplicada a clientes individuais desencadeia ações que fornecem informações relevantes aos clientes, levando a uma experiência mais significativa. Como resultado destes esforços direcionados, o banco registrou uma redução de 20% na rotatividade de clientes, enquanto os leads qualificados duplicaram.
A engenharia de dados é um campo de especialização dentro do domínio mais amplo da ciência e análise de dados. Ela se concentra na aplicação prática da coleta e processamento, armazenamento e transformação dos dados em um formato que cientistas de dados e analistas possam usar para análise, relatórios e tomada de decisões.
A ciência de dados é um campo multidisciplinar que envolve o uso de métodos científicos, algoritmos, processos e sistemas para extrair insights e conhecimento de dados estruturados e não estruturados. Combina elementos de diversas disciplinas, incluindo estatística, ciência da computação, aprendizado de máquina, conhecimento
de domínio e engenharia de dados, para descobrir informações valiosas e resolver problemas complexos.
CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Refere-se a um conjunto de estratégias, práticas, tecnologias e ferramentas que as organizações utilizam para gerenciar e analisar suas interações e relacionamentos com clientes e potenciais clientes.
O objetivo principal do CRM é melhorar a satisfação, fidelidade e retenção do cliente, ao mesmo tempo que otimiza os processos de negócios relacionados ao envolvimento do cliente.
Para aplicar a nuvem à IA de maneira eficaz, você precisará escolher o provedor de nuvem que melhor se alinhe aos seus requisitos e experiência.
Cada grande provedor de nuvem (por exemplo, AWS, Google Cloud, Microsoft Azure) oferece uma variedade de serviços e ferramentas relacionados à IA que podem ser adaptados às suas necessidades específicas, desde a preparação de dados até a implantação de modelos e muito mais.
É essencial projetar sua arquitetura de IA tendo em mente a escalabilidade, a segurança e a economia, aproveitando ao máximo os recursos da nuvem.
Omnicanal, às vezes escrito como “omnichannel”, refere-se a uma estratégia de marketing e negócios que se concentra em fornecer uma experiência contínua e consistente ao cliente em vários canais e pontos de contato.
O objetivo do marketing omnicanal e do atendimento ao cliente é permitir que os clientes interajam com uma marca ou empresa usando vários métodos e dispositivos (como na loja, on-line, aplicativos móveis, mídias sociais, e-mail, telefone e muito mais) enquanto recebem uma experiência consistente e integrada.