Veja neste artigo como usar dados de mídias sociais, a fim de entender melhor as tendências do setor e o que os concorrentes estão fazendo!
Hoje, as redes sociais oferecem aos profissionais de marketing excelentes oportunidades de pesquisa de mercado – que sempre foi parte fundamental da construção de uma marca.
Realizar pesquisas de mercado significa coletar informações e aprender mais sobre seu mercado-alvo, estabelecer personas de clientes em potencial e avaliar o sucesso do seu produto.
Mas as técnicas tradicionais de pesquisa de mercado, como entrevistas e grupos focais, tem desvantagens: são caras e podem consumir muito tempo, forçando algumas marcas a usar palpites em vez de dados ou a limitar o escopo de seus estudos na esperança de que as descobertas anteriores ainda sejam válidas.
As plataformas de mídias sociais têm todas as ferramentas necessárias para fornecer às marcas respostas a questões sobre insights de branding, mensagens de conteúdo e design criativo, bem como melhorar a conscientização sobre as atividades dos concorrentes e as tendências do setor.
Muito disso é possível devido ao grande número de clientes em potencial que as marcas podem acessar por meio das mídias sociais.
E esses números devem crescer pelo menos nos próximos anos: mais de 4,26 bilhões de pessoas passaram algum tempo nas redes sociais em 2021.
Os estatísticos acreditam que esse número aumentará para quase seis bilhões em cinco anos.
Mas as mídias sociais permite às marcas ouvir o público certo mais rápido do que nunca e com custos mais baixos, permitindo o acesso a pelo menos quatro camadas de informações sobre seu setor, a própria marca, concorrentes, mensagens e design criativo.
1. Insights da indústria
Canais como LinkedIn, Facebook e Instagram facilitam a identificação e o isolamento das principais tendências e mudanças nessas tendências.
Há alguns anos, as imagens capturavam a atenção do consumidor. Mais recentemente, no entanto, surgiram os canais de vídeos curtos como o TikTok e cresceu a importância dos influenciadores.
Antes do advento dos canais de mídia social, coletar essas informações exigia mais tempo e análises aprofundadas porque as informações não eram tão facilmente acessíveis.
2. Pesquisa de concorrentes
Seguir os canais de mídia social de um concorrente ajuda as marcas a entender com o que o público se envolve e qual conteúdo eles ignoram.
As equipes de branding obtêm uma visão mais profunda da mentalidade dos clientes de seus concorrentes.
Seguir esses canais regularmente permite entender claramente concorrentes, públicos e abordagens de marketing.
3. Posicionamento da marca
Hashtags e funções de pesquisa facilitam a avaliação de como uma marca está sendo discutida sem a demora associada aos métodos tradicionais de pesquisa de mercado.
Como resultado da obtenção de insights instantâneos, sua equipe pode ajustar e corrigir as mensagens de sua marca mais rapidamente do que nunca.
4. Mensagens e design de conteúdo
Uma abordagem tradicional para determinar mensagens publicitárias pode envolver testes A/B e outros métodos.
Embora esses tipos de pesquisa de mercado sejam importantes para o desenvolvimento de campanhas publicitárias (tradicionais) bem-sucedidas, elas podem ser caras e atrasar a campanha.
Os canais de mídias sociais permitem que as marcas testem suas mensagens de conteúdo e criem diretamente com custos mínimos.
Por meio de curtidas e comentários, as marcas obtêm feedback instantâneo dos clientes. Ao longo de alguns posts, ficará claro se os clientes são mais propensos a interagir com imagens, vídeos ou webinars, por exemplo.
Fonte: Entrepreneur.com
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