Experience On / Big Data

Data Analytics: 8% das marcas dos EUA são classificadas como líderes

por Elcio Santos - 24/05/2023

Uma pequena minoria de empresas está implantando completamente a análise de dados para orientar suas decisões, a julgar por um novo relatório do Winterberry Group e da Association of National Advertisers (ANA): From Data to Insight: The Outlook for Marketing Analytics.

Apenas 10% alcançaram o status de líder – ou seja, “realmente aproveitando a análise de dados de marketing para obter insights e automatizar a otimização das decisões de negócios” – enquanto 38% se classificam como estabelecidos, 37% como progredindo, 10% como emergentes e 5% como retardatários.

No entanto, os números variam ligeiramente nos EUA.

Lá, apenas 8% se consideram líderes.

E há mais retardatários – 7%.

Seja qual for o nível, mais dinheiro está sendo investido.

Espera-se que os gastos totais com infraestrutura de dados e análises cresçam a um CAGR de 10% nos EUA, Reino Unido e UE, de US$ 24,4 bilhões este ano para US$ 25,4 bilhões em 2024 e US$ 32 bilhões em 2026. Em 2022, o total foi de US$ 22 bilhões.

E parece estar gerando resultados até agora.

Dos entrevistados, 78% dizem que seu desempenho e eficiência melhoraram significativamente como resultado do uso de análises na segmentação de público.

Outros 20% dizem que não há mudança e 2% admitem que regrediram.

Os resultados são semelhantes para direcionar ativos e conteúdo criativo: 74% dizem que a análise os ajudou muito, enquanto 21% dizem que não houve mudança, 4% veem uma regressão e 2% não estão cientes.

Data Analytics: quais desafios os usuários de análise enfrentam?

Data Analytics

  • Falta de confiança em decisões baseadas em dados – 29%
  • Falta de função centralizada de dados e análises em toda a organização – 27%
  • Limitações de recursos/talentos — 24%
  • Falta de pilha de tecnologia de análise de marketing – 17%
  • Dependência excessiva de provedores terceirizados para suporte analítico — 4%

Analisando detalhadamente, 60% dos líderes dizem ter todas as habilidades necessárias que trabalham juntas de maneira coordenada.

Em contraste, 31% das empresas estabelecidas dizem isso, assim como 25% das empresas em desenvolvimento e 10% das emergentes.

Estranhamente, 30% dos retardatários dizem ter os recursos necessários, enquanto 10% não.

Quanto ao uso de provedores de análise de terceiros, nos EUA, 29% dependem de provedores o tempo todo ou a maior parte do tempo.

Outros 48% os usam apenas quando têm uma necessidade clara e 24% conduzem todas as suas atividades analíticas internamente.

Internamente, eles empregam estruturas de dados variadas:

  • Dados importantes são armazenados em sistemas diferentes — 11%
  • Unidades de negócios individuais gerenciam seus próprios dados — 30%
  • A infraestrutura de dados organizacionais existe, mas não é aproveitada de forma consistente nas unidades de negócios — 25%
  • A infraestrutura de dados em toda a organização existe e é consistentemente implementada e usada pelas unidades de negócios – 34%

Novamente, suas políticas dependem do nível de avanço.

Setenta por cento dos líderes entrevistados afirmam que eles têm processos bem definidos e implementados em toda a organização.

Em contraste, 60% das empresas estabelecidas e 46% das empresas em progresso dizem o mesmo.

Assim como 40% das empresas emergentes. Mas nenhum retardatário concorda.

Uma pesquisa com 204 profissionais de marketing experientes nos EUA, França, Alemanha e Reino Unido em março de 2023 fundamenta as descobertas.

Confira mais artigos sobre Data Analytics em nosso blog!

Fonte: MediaPost/Email Insider

Descomplique já

Fale com um dos nossos especialistas em Estratégia do Consumidor