Estudo: IA está mudando o jogo no varejo, mas problemas com dados podem limitar o seu valor
93% dos varejistas estão usando IA generativa para personalizar as experiências dos clientes, usando e-mails personalidados e recomendações customizadas de produtos, de acordo com Retail Roadblock: Lack of Data Strategy Stands in the Way Of Generative AI Progress, um estudo multinacional divulgado em março 2024, pelo Retail AI Council.
Apesar disso, eles estão com problemas relacionados ao uso dos dados:
Embora 67% sejam capazes de capturar dados de clientes, apenas 39% têm a capacidade de limpar dados, enquanto 42% conseguem harmonizar esses dados.
Apenas 17% têm uma visão única e completa de seus clientes. E 49% estão nos estágios iniciais de construção ou considerando a criação de um perfil completo de dados do cliente.
Apenas 50% conseguem cumprir integralmente as normas de segurança de dados e os regulamentos de privacidade de dados.
E 50% dizem que o preconceito é uma preocupação, enquanto 38% citam alucinações e 35% listam a toxicidade das listas como questões principais.
Apesar de tudo isto, 81% dos varejistas têm um orçamento dedicado à IA, com 50% desse orçamento atribuído à IA generativa. E 62% mantêm diretrizes relativas ao uso ético da IA — ou seja, transparência, segurança de dados e compromissos em torno de resultados confiáveis e imparciais.
A pesquisa ouviu 1.390 tomadores de decisão do setor de varejo no Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Austrália em dezembro de 2023.
Outra descobertas da pesquisa:
Os três grandes usos generativos da IA são atendimento ao cliente, marketing e operações de loja.
O segundo caso de uso mais crítico é a criação de assistentes de compras digitais conversacionais para recomendar produtos aos compradores com base em instruções em linguagem natural;
“No cenário atual do varejo, a IA não está apenas mudando o jogo – está remodelando todo o manual”, diz Jenna Posner, diretora digital da Solo Brands e vice-presidente do Retail AI Council. “Não é apenas um assistente nos bastidores dos comerciantes, é também a co-estrela emergente na jornada de compras do cliente. A IA agora é fundamental para antecipar necessidades, adaptar experiências e transformar as compras de uma tarefa transacional em uma aventura personalizada e em evolução”.
Fonte: MediaPost
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